O grito dos oprimidos... por Oswaldo Guayasamín (1919-1999)

Mi pintura es para herir, para arañar y golpear en el corazón de la gente. Para mostrar lo que el hombre hace en contra del hombre...
Acabo de visitar a exposição de Oswaldo Guayasamín (1919-1999) no Museu Nacional de Brasília. A pintura excepcional deste artista equatoriano coloca, em primeiro lugar, o sofrimento do homem latinoamericano de todos os tempos. Traços descontruídos e harmonia de cores perfeitas fazem transparecer a dor escondida nos rostos dos mestiços desta terra. 

Guayasamín nos apresenta o fundo da existência: tristeza, medo, espanto e horror aparecem nos traços fortes deste artista inspirado, chocando-nos com a força expressiva depositada nas mãos e nos olhos de suas figuras, características marcantes e recorrentes em sua produção.


Mãos, olhos, ossos, dentes e lágrimas saltam da tela e entram no mais fundo da nossa alma. São traços que denunciam a miséria revelada pelo artista, tão sensível ao sofrimento e à opressão de tantos seres humanos por guerras, ditaduras e desigualdades sociais que não tem fim. 

É importante entrar em comunhão visceral com todos os sofredores e habitantes dos bolsões de miséria do nosso continente... Vale a pena ver, sentir e contemplar o ser humano que habita no coração de Guayasamín! O grito do oprimido machuca e exige mudanças radicais! 

Uma pergunta: Você já conhecia a obra de O. Guayasamín?

2 comentários:

  1. BOA TARDE PADRE RAMON...NÃO CONHECIA, É MUITO TRISTE,ELE DEVERIA SER OPRIMIDO E DEPRIMIDO.É O GRITO QUE NINGUEM OUVIU,OU FICOU ENTALADO NA GARGANTA......MAS A OBRA ESTÁ AÍ PARA MOSTRAR QUE EM 2012......EXISTEM MUITOS GUAYASAMIN QUE GRITAM COM A ALMA !!!MISERICÓRDIA SENHOR!

    ResponderExcluir
  2. Sim, já conhecia e adoro o seu dramatismo tão real. Os corpos das suas telas são o grito de todos nós, povos sempre oprimidos pelas ditaduras, pelas guerras, pelas injustiças sociais.
    Obrigada OSWALDO GUAYASAMÍN pela sua Obra!
    Cecília Melo e Castro
    (Portugal)

    ResponderExcluir