Um revertério na Igreja...

Experimento o gozo de sonhar e estar junto dos outros...

Os que alegres cantavam o fim do Vaticano II, hoje se lamentam. Os 'neocon' (neo-conservadores!) ainda não acreditam no que vêem: em menos de um mês o espírito do Concílio renasceu das cinzas que eles mesmos apagaram e espalharam.

O medo, as denúncias, a normativa mumificada, a falta de caridade nos relacionamentos, a exclusão dos diferentes... tudo isso parece que acabou e com ele, o inverno eclesial. Ainda é cedo para dizer que a Primavera chegou, mas o Papa Francisco certamente aponta para outro estilo mais fraterno e ecumênico.

O espírito do Concílio Vaticano II está de volta e o povo se alegra, e os teólogos o sentem. Na Igreja católica cabemos todos: os 'progressistas' e os 'conservadores', os religiosos (também os jesuítas!) e os leigos... A Igreja não é só de uns poucos, como os 'neocon' pensavam, mas de todos!

Nas próximas semanas o Papa Francisco, bispo de Roma, celebrará cerimônias importantes nas quatro basílicas maiores de Roma, e dele esperamos novos gestos e palavras. E, como sempre, acompanhado por uma multidão de fieis. Confira:

DOM: 7/ABR. O Papa Francisco toma posse da Cátedra romana como bispo de Roma, na Basílica de São João Latrão, catedral e mãe de todas as Igrejas do mundo. Será às 17h30, horário de Roma. Esta basílica constantiniana (doada pelo imperador Constantino) foi consagrada no ano 324.

DOM: 14/ABR. O Papa celebrará a Eucaristia na Basílica de São Paulo fora dos muros, às 17h30, horário de Roma. Esta basílica imponente (131x65x29) foi erguida onde o apóstolo Paulo foi sepultado e há  treze séculos é Igreja abacial dos monges Beneditinos, que nem sempre foram bem vistos pelas forças mais conservadoras da Cúria Romana.

DOM: 21/ABR. O Papa Francisco ordenará diversos diáconos como presbíteros. Será na Basílica de São Pedro, às 9h30, horário de Roma. 

DOM: 28/ABR. O Papa Francisco, por ocasião do Ano da Fé, celebrará na Praça São Pedro, às 10h00, horário de Roma, e confirmará diversos jovens da sua diocese.

SAB: 4/MAI. O Papa Francisco voltará à Basílica de Santa Maria a Maior, para rezar o Rosário, às 18h00, horário de Roma. Esta basílica foi construída entre 432 e 440 e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, por ocasião do dogma mariano, declarado no Concílio de Éfeso (431).

São muitos eventos, em lugares antigos e quando a Igreja ainda era uma e diversa nas suas expressões históricas e locais. Esperançosos, aguardemos...



2 comentários:

  1. Hum... Que o estilo do papa Francisco é muito mais próximo dos fiéis (e muito menos eclesial), parece que ele mesmo está se divertindo em mostrar. Daí a dizer que temos vivido um inverno do Concílio Vaticano II praticamente desde sua conclusão, há certa distância... Eu vejo assim: o problema de se mudar um monte de coisa de uma vez (como foi feito no Concílio) é que depois precisa por tudo em ordem... As pessoas que mudam de uma casa que ocupam há anos para outra, ainda que seja maior, sabem que o dia da mudança, em si, não resolve tudo. É bastante comum que se leve meses para por tudo no lugar - e escolher o que vai ser comprado novo, jogar fora coisas com as quais se tem afeto, fazer pequenas reformas, etc. Não me parece tão estranho que um Concílio que levou três anos necessite de cinquenta para, digamos, ter o seu espírito resgatado...

    Marcelo Lima

    ResponderExcluir
  2. "Nossa! Gostei foi muito!"

    ResponderExcluir