Histórias do Papa Francisco: o exorcista?...

O branco me corrompe... (M. de Barros)
Dias atrás, domingo de Pentecostes/19/MAI, e na audiência pública na Praça São Pedro, o Papa Francisco fez um gesto controverso que gerou tumulto nas redes sociais e nos meios de comunicação. Sua Santidade impôs as mãos sobre uma pessoa, como para orar por ela. Acontece que a agitação do indivíduo foi tanta, que jornalistas e certos grupos católicos tradicionais disseram se tratar de um exorcismo. A foto é curiosa, pois o padre que acompanha o doente parece que espera isso mesmo: um exorcismo!

No dia seguinte, o conhecido e também controvertido Pe. G. Amorth, 25 anos como exorcista de Roma, desmentiu o Pe. Lombardi, porta-voz do Vaticano, dizendo que o Papa realizara, sim, um verdadeiro exorcismo. O sujeito, um homem de 43 anos, mexicano, e que tinha levado anteriormente uma vida devassa, tinha sido exorcizado, anteriormente pelo próprio Pe. Amorth. Esse mexicano estava possuído por 4 demônios!... disse ele convicto. É a vingança do demônio contra os bispos mexicanos, porque eles não se opuseram ao aborto como deveriam... Misturar deficiência psicológica humana com problemas sociais e políticos do México, não parece ser adequado!

Os demônios, chamados no NT de espíritos imundos ou impuros, seriam anjos caídos e excluídos da presença divina. E na história da humanidade foram temidos pelos mais fracos. A medicina, com tudo, afirma que muitos casos de suposta `possessão´ podem ser explicados como transtorno dissociativo de identidade...

Assim, pois, a quem interessa criar esta possível histeria coletiva? Sabemos que alguns grupos radicais, católicos e crentes, falam mais do diabo do que de Jesus e da sua grandiosa salvação. Fomos salvos gratuitamente pelo seu sangue! clamava o zeloso apóstolo Paulo. Somos imagem e semelhança de Deus, diz o AT e abençoados desde o começo pelo Criador, Somos, pois, benditos e não malditos!. Acreditemos, pois, nisso!

Esse mexicano 'possuído' é refém não tanto do diabo, mas de suas obsessões e remorsos e dizer-lhe que está possuído pelo maligno é reforçar mais ainda, seu lado negativo e sombrio. Esse coitado precisa, sim, curar seu consciente e inconsciente e ser libertado, quanto antes, do padre que o acompanha e aprisiona nessa mentalidade medieval e doentia que vê diabo por toda parte.

O mal existe, mas ele não pode se apoderar plenamente da nossa personalidade. Orar sempre é bom, mas se isso leva a fazer o bem, ainda é melhor!

E você, o que acha da possessão?

10 comentários:

  1. A igreja é que precisa se libertar de gente que faz de tudo um psicologismo desenfreado... (Cf. Marcelo Gomes)

    ResponderExcluir
  2. Amigo Pe Ramón! Do que ouço dizer dos casos de possessão, atualmente para serem aceitos como tal eles teriam que demonstrar exatamente sinais que não poderiam ser explicados pela ciência: falar, compreender, escrever e ler idiomas desconhecidos pela pessoa; conhecer circunstâncias que os são impossíveis de saber ao possuído, como pecados do exorcista ou outra pessoa, etc.
    Nunca vi, portanto não acredito nem desacredito. Mas já ouvi falar de coisas mais complexas que os problemas mentais corriqueiros tão abusados pelas novas correntes cristãs...

    ResponderExcluir
  3. La oracion es un refugio o un arma y un medio de unificacion de la criatura con el Creador.Mientras mas entregue el alma su propia voluntad a la voluntad de Dios,mas profundasera su union a traves de la oracion (Morella Garcia).

    ResponderExcluir
  4. Gostei imensamente de seu artigo. Obrigada por escrever sobre tal sujeito... (Cf. Magna Regina Dantas)

    ResponderExcluir
  5. Se o senhor me permite a observação, como diria um ditado comum na década de 50, "existem muito mais coisas entre o céu e a terra do que os aviões da carreira". Reconhecendo que existe muita exploração indevida acerca desse tema, por outro lado, os dias atuais testemunham uma explosão de toda sorte de ocultismo, magia e práticas "religiosas" que visam fazer o mal e destruir o outro por meio delas. Isso certamente não é de Deus. Se não é de Deus, tais práticas procedem do inimigo da natureza humana, como diria Santo Inácio. Vale a pena lembrar outro ditado que diz: "Quem aos porcos se junta, farelos come. Assim, acredito, juntamente com o que sempre ensinou a Igreja, ser possível a possessão demoníaca. O problema é que atualmente quase não se acha um padre que tenha discernimento para distinguir os problemas psicológicos das investidas do pai da mentira.

    ResponderExcluir
  6. "Quanto a mim, os indivíduos apavorados pelo diabo metem-me mais medo que o próprio diabo. Pois este não me pode fazer nada, enquanto que aqueles, principalmente se se trata de maus confessores, enchem-me a alma de inquietação.
    Por causa deles passei muitos anos de tormentos, e ainda me admiro de ter conseguido suportar. Bendito seja o Senhor que me trouxe a Sua ajuda preciosa! Não compreendo o medo dos que gritam: 'demônio! demônio!' Deviam era gritar: 'Deus! Deus!' e assim encher o inferno de pavor." SANTA TERESA DE ÁVILA

    ResponderExcluir
  7. Segundo o li, de acordo com o respeitado Pe. Exorcista (Gabrielle Amorth)da Igreja Católica, existem três tipos de situações a uma pessoa que se diz com espíritos malignos:

    1)Ou a pessoa é enferma do ponto de vista psicológico (e só);
    2)Ou a pessoa tem enfermidade do ponto de vista psicológico e somado a isto, o lado espiritual atacado por espíritos malígnos;
    3)Ou a pessoa é equilibrada do ponto de vista psicológico e realmente atacada por espíritos malignos.

    Dos três acima mencionados, o que apontei como o número 2 é o pior de ser identificado e tratado.
    O demônio exite! Isto é fato! Contudo, apenas uma pessoa apta nesta questão pode classificar. Nem tudo é o que parece ser.

    Sou a favor da ciência, a mesma foi criada para servir a humanidade e ao Planeta, mas a ciência é apenas um grão de areia, na imensidão dos conhecimentos espirituais que não podem ser revelados ao homens. Nós não saberíamos compreender tudo. Deixemos com Deus e sua equipe celestial.

    Para o caso posto, só o santo Padre ou pessoas com formação de exoscista ou entendimento (real e não revestido de achismos) do assunto posto, saberiam identificar se o rapaz mexicano poderia ter estado possuído por demônios.

    Atenciosamente,
    Paz e bem,
    Simone.

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu vi e revi o video e, aparentemente, não aconteceu nada de extraordinário... Eu já presenciei alguns exorcismos de verdade - sugiro aos curiosos que não procurem presenciar um - e já trabalhei com catequese de pessoas com diversos tipos de deficiência, físicas e mentais - o amor de Deus é para todos! Baseado nessas experiências e no video eu diria que: 1) o rapaz não se agitou como é comum em casos de quem passa por um exorcismo - na verdade, ele parecia apenas estar tentando se comunicar com o Santo Padre... é angustiante, mas para alguém que não tem o total domínio da fala, aquilo é o mais próximo que consegue chegar; 2) o Papa não se agitou como também é comum no caso de um exorcista - está faltando uma coisa muito cara a qualquer um que saiba o que é catolicismo: a intenção; 3) o suposto demônio não se manifestou - acreditem: eles fazem muita questão de se manifestarem abertamente (os evangelhos e livro dos Atos podem testemunhar isso).

    A única coisa que me parece sem resposta é por quê o Papa Francisco se demora mais do que fizera com o abençado anterior? Provavelmente por motivo nenhum - talvez nem ele mesmo o saiba. E por isso o porta-voz do Vaticano desmente a ideia de exorcismo. E, com todo o respeito ao Bispo de Roma, exorcismo não é para quem quer, mas é fruto de uma verdadeira e muito singular vocação - se fosse o caso dele, já haveria precedente notório e conhecido.

    Marcelo Lima

    ResponderExcluir
  9. Basta ter mais contato com a realidade do povo num nível espiritual mais profundo e sério que se percebe na hora tantas contaminações e escravidões ao demônio, que somente Jesus mesmo pode libertar. O inferno existe mesmo e já começa aqui também, é o Reino do psicologismo onde está a mais louca solidão e o completo desespero.

    ResponderExcluir
  10. Caro Padre Ramón, boa noite. sabe que eu prefiro nosso alertado sobre o perigo do demônio do que tão obcecado e histérico por outras coisas. O demônio e o inferno existem sim. Afora a Palavra Eterna de Jesus que nos alertou tantas vezes, os escritos paulinos e joaninos, vários santos, e Nossa Senhora em Fátima também. Mas não preciso disso para acreditar, basta eu olhar para minha experiência pessoal e a do povo. O próprio Papa Francisco está nos alertando sobre o demônio de forma aberta muitas vezes, de forma até mais clara que o Bento XVI. Os jesuítas sabem disso - por viverem uma vida espiritual intensa com Jesus - que o inimigo da natureza humana quer mesmo destruir-nos. Quanto ao caso citado, Sim, o sacerdote que acompanha o moço parecia até prever que ele teria essa reação. Isso é abominável.

    ResponderExcluir