Tentações...

Não nos deixes cair na tentação...
O quadro de Salvador Dali (1904-1989), A tentação de S. Antônio (1946), evidencia o teor exagerado da nossa imaginação. A tentação é uma deformidade da realidade e quem nunca a experimentou, atire a primeira pedra!

Tentação é palavra temida e sedutora e exerce grande atrativo no nosso imaginário. Quando ela se apresenta o "Superego" diz: “Não pode!...”, em quando o "Id": “que delícia!...” Eu tenho percebido que, quanto mais se nega e reprime, ela mais rebota e ecoa!... O proibido desata mais o desejo!

Tentação é atração para o exagerado, inadequado ou proibido. A propaganda e o marketing sabem disso, por isso os apelos constantes a gastar mais do que se pode ou fazer o que não se deve.

Para quem acredita, a tentação é perversa, pois rompe a fidelidade, fraternidade e comunhão. As Escrituras cristãs a relacionam sempre com o mal.

Contudo, as tentações fazem parte da nossa caminhada, pois é próprio da imaginação ousar, romper parâmetros e fronteiras. O próprio Jesus foi tentado; Pedro e Paulo também. Para eles não foi nada fácil caminhar no amor. Há gestos humanos que superam o próprio amor, querer e interesse

As tentações vêm por fora e por dentro; ninguém está livre das seduções do mundo, do medo e dos seus próprios fantasmas...

Mas a tentação pode virar também paranoia: “Quanto mais rezo, mais fantasmas aparecem...”, dizia-me uma pessoa amiga. 

A tentação se vence com as boas ações! O que fazer? Ter Jesus como único Senhor e Salvador é o primeiro passo, pois a limitação experimentada nunca será maior do que a salvação que Ele gratuitamente nos deu!

Antigamente as pessoas tinham escrúpulos, hoje provavelmente arrependimentos! Concretizar a tentação é viver na fantasia!

Uma pergunta: Como superar as tentações?

6 comentários:

  1. A minha fantasia é maior do que as minhas tentações...

    ResponderExcluir
  2. Saber discernir, a realidade da fantasia! Até onde minha fantasia é a minha realidade!Eu sou tentada a todo instante, assim como Jesus também o foi, Ele se isolou por quarenta dias, quarenta noites, para se fortalecer contra as tentações, orou com as estrelas e buscou nelas o Pai_Nosso, acordou no deserto passando o risco das tempestades de areia, queimou sua face sob os raios fortes, fulgurantes, porém de um calor vulcânico, entre sonhos e pesadelos, voltou para sua realidade, a do seu tempo,e quantas vidas tivesse vivido, com certeza teria tido mais fantasias e tentações, porque embora sendo um ser Divino, Ele desejou ser humanizado e sofrer todas as nossas agruras, e com certeza com a determinação que tinha e visão do mundo passado, presente e futuro, se não lhe fosse conveniente, e sim frustrante, desnecessário, teria se isolado quantas vezes fosse preciso, para se ver livre delas, as fantasias sempre irão povoar nossos pensamentos, o importante é não perder o discernimento, o que realmente nos convém, o que desejo e como desejo, e para que desejo, para mim o importante, por mais deliciosa que seja a fantasia, é traze-la para a minha realidade, e se quero realmente experimenta-la em minha vida, às vezes, é preferível enxergar a lua toda empoeirada num belo amanhecer, após vê-la ou imaginá-la com seu brilho prateado numa noite repleta de estrelas envolventes, num silêncio absoluto, às vezes é preferível comer uma fruta feia, meio opaca, mas sem agrotóxico, do que uma bela fruta, cheia de brilhos, mas venenosa!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de não resistir a uma tentação. Quando vi o título desse excelente artigo, a primeira coisa que me veio a cabeça foi a tentação de querer ler o mais rápido possível. Dei o clik e adorei, como todos os seus artigos. Parabéns amigo, Terra Boa continua excelente como sempre, recomendo, um 10 com louvor, grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gostei Pe. Ramón! Sempre é bom lembrar que o perigo está ai. Como já dizia nosso Mestre:. . orai e vigiai para não cairdes em tentação. É fácil? Não. Mas na oração, eucarístia e leitura da palavra de Deus a gente vsi vencendo . obrigada pelas suas sábias palavras. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da reflexão, Pe Ramón. Queria pensar um pouco mais sobre isso. O mundo da imaginação, dos sonhos e das ilusões me é muito presente. Às vezes não sei como conviver com ele no meu dia a dia.

    ResponderExcluir