09/JUN: São José de Anchieta SJ (1534-1597), Apóstolo do Brasil...

Rogai a Deus por nós...
José de Anchieta nasceu nas Ilhas Canárias/Espanha; tinha 11 irmãos e todos diziam que eram descendente de judeus, por parte de mãe. Aos 18 anos de idade ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal e, assim veio para o Brasil, enviado pelo Pe. Simão Rodrigues, Provincial de Portugal. Era o ano de 1553.  

Anchieta participou da fundação do Colégio de São Paulo, embrião dessa imensa cidade fundada na festa da Conversão de Saulo, 25/JAN/1554, no planalto de Piratininga. Este povoado indígena contava, então, 130 pessoas, das quais apenas 36 eram batizadas. 

Anchieta percorreu o litoral brasileiro com afinco. Muitas cidades lhe devem a certidão de nascimento. Itanhaém, Peruíbe e Ubatuba, no litoral paulista, e tantas outras! Aliás, foi em Ubatuba, no meio dos indígenas que ele compôs o famoso Poema à Virgem (4.172 versos). Tanto lhe devemos! 

Anchieta, após de ser Provincial da Companhia de Jesus no Brasil por dez anos, velho e cansado, foi morar na aldeia indígena de Reritiba, 1569, no litoral capixaba, onde veio falecer. Os indígenas levaram seu corpo até Vitória/ES, sendo sepultado no Colégio dos jesuítas daquela cidade (atual Palácio Anchieta, do Governo do Estado). 

Anchieta foi um homem de grandes qualidades humanas: escritor, historiador, poeta, catequista e sobre tudo um santo. O Papa João Paulo II o beatificou em 1980 e o Papa Francisco o declarou santo, em 2014.     

Duas de suas obras foram publicadas em vida: `De gestis Mendi de Saa´ (Os feitos de Mem de Sá), impresso em Coimbra, 1563, primeiro poema épico da América e a `Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil´, 1595, primeira gramática contendo os fundamentos da língua tupi. 

Estamos acostumados a relacionar o nome de Anchieta com Estradas, Escolas, Praças, Ruas e provavelmente esquecemos que ele foi, antes de tudo, um homem de Deus, amante desta terra e de suas populações indígenas. 

São José de Anchieta, apóstolo do Brasil, rogai a Deus por todos nós!

Uma pergunta: E você, o que faz em prol do povo desta terra?

Para escutar o hino de São José de Anchieta clique aqui!

Querendo conhecer mais sobre a vida do Pe. Anchieta, artigo do Bruno Franguelli sj, clique aqui.


Um comentário:

  1. Grande santo mesmo Anchieta.
    Muito interessante ler suas Cartas, além de sua biografia, pois dá idéia real da vida cotidiana do beato Anchieta e do Brasil de então.
    O povo precisa de esperança, justiça e sentir-se amado. Testemunhar Jesus Cristo, viver da forma mais coerente possível a fé cristã é trabalhar em prol do povo e do Reino. abraços, Fátima

    ResponderExcluir