Desolação ou depressão?... (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)



A cidadezinha de Manresa foi para Inácio de Loyola um tempo de graça e aprendizado. Lá passou por algumas dificuldades e aprendeu com todas elas.

Vinham-lhe muitas vezes tentações, com grande ímpeto, para lançar-se de um buraco grande que aquele quarto tinha, junto do lugar onde fazia oração. Mas, sabendo que era pecado matar-se, voltava a gritar: Senhor, não farei nada que te ofenda! E repetia estas palavras muitas vezes (Autob. 24)

Hoje não são poucos os que experimentam a desolação e a depressão ao mesmo tempo. Elas chegaram devagarinho e se instalaram no mais fundo da alma, conturbando e paralisando a pessoa. Alguns critérios permitem diagnosticar uma e outra. Inácio entrou em depressão no início da sua estadia em Manresa.

A desolação espiritual esfria o relacionamento com Deus e acaba com os efeitos da consolação: a fé, a esperança e o amor. Na desolação as faculdades mentais (memória, inteligência e vontade) têm seu desempenho embaçado, mas não derrubam a pessoa. Na origem da desolação espiritual há, provavelmente, uma tentação à qual já anteriormente se sucumbiu. Não foi este o caso de Inácio.

E a depressão? A pessoa deprimida gira em torno de si e do que os outros podem pensar dela. O que sente é muito subjetivo, embora atinja de cheio o psicofísico dela. Quem está deprimido não consegue levar o ritmo normal da sua vida, pois é invadido por sentimentos de tristeza, culpa, insônia, fadiga e até por pensamentos de suicídio que impedem de se relacionar adequadamente. A pessoa deprimida se isola.

Inácio, em Manresa, sentiu-se afogado por sentimentos negativos que brotavam dentro dele e conheceu de perto a tentação do suicídio. Experimentou a perda do sentido de viver.

Mas um dia, e por pura graça, despertou como de um pesadelo. Como são Paulo, sabia em quem confiara e, aos poucos, o seu interior se harmonizou e se pacificou. O céu se abriu e a tempestade passou. Ele saiu desta experiência mais forte e sábio.

Uma pergunta: Você já experimentou a desolação ou a depressão? O que aprendeu com elas?

2 comentários:

  1. O Senhor tinha que fazer um livro sobre Santo Inácio. Seus relatos são simples e nos leva a aproximar do homem Inácio com suas luzes e sombras.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que eu vejo uma noticia ruim sobre a Igreja, sempre que vejo alguma coisa errada no clero, algum desvio da doutrina, alguma perseguição contra a tradição eu me sinto desolado. Eu sempre fui católico e sempre procurei defender a igreja contra as calunias de seus inimigo, de evangélicos, ateus, espiritas, marxistas etc.. isso foi desde o fundamental até a minha graduação em história, mantive-me firme na fé desde essa época, todavia, a unica coisa que realente podia me abalar, era quando ataque vinha de dentro. Isso é o que mais causa desolação, a autodestruição da igreja feita pelos modernistas. Gostaria muito de ser jesuíta, mas acredito que ainda não tenho maturidade nem forças para resistir a um ambiente que dizer ser modernista.

    Heitor

    ResponderExcluir