Dia 13/MAR: 3 anos com o Papa Francisco...

Por fim uma brisa suave soprou sobre a Igreja do Senhor...

Antes desta curta primavera que estamos vivenciando, passamos por longos anos de frio inverno, quando os nossos pastores pareciam mais com juízes severos e avinagrados, do que com um pai misericordioso e feliz. Todos perceberam logo a mudança: Leigos/as, religiosos/as e padres. O povo gostou e aprovou. Evidentemente, os nostálgicos do passado poderoso e pomposo começaram cedo a murmurar.
Nestes poucos anos de Pontificado, o Papa Francisco se afirmou como um líder “moral”, de dimensão global.

Eleito no dia 13/mar/2013, após a renúncia de Bento XVI, assumiu com o inédito nome de Francisco, tornando-se o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e, também, o primeiro pontífice sul-americano. Muitas coisas novas naquele inesquecível início da noite.

Neste tempo, Francisco tratou com autoridade problemas da humanidade e da Igreja: Paz e guerra, ‘cultura do descarte’, meio ambiente, justiça e participação. A humanidade olha para ele como a um líder credível.

Não foi nada fácil para Francisco esta mudança de estilo. Ele encontrou um mundo dividido e uma igreja cansada, resistências internas dos que sempre mandaram, e desconfianças históricas de outras Igrejas não acabaram com o seu sonho de fraternidade e de uma igreja poliédrica, onde caibam todos.

O Papa argentino, vindo de longe, trouxe uma perspectiva nova, e uma grande capacidade de ver tudo de uma nova forma.

Os Sínodos se tornaram mais participativos, e o tema da família mostra o desejo de ir ao coração das grandes questões pastorais da vida cristã. Ainda falta percorrer muito terreno! Será que vai ter tempo?

Até agora, foi um pontificado “rico de gestos concretos” e de imagens, onde destacaram, sem dúvida, seu carinho e atenção pela crianças e os doentes. Gestos simples, mas que falam ao coração de todos.

PARABÉNS PAPA FRANCISCO PELO SEU EXEMPLO INCANSÁVEL. Receba, também o nosso abraço amigo...


2 comentários:

  1. Parabéns ao nosso Papa Francisco e a nós que temos o privilégio e a bênção de tê-lo como nosso abençoado e iluminado Pastor! (M.R)

    ResponderExcluir
  2. Papa Francisco completa três anos de pontificado. Um verdadeiro sopro do Espírito Santo na Igreja! Dia de dar graças a Deus... (G.V)

    ResponderExcluir