21/JUN: São Luís Gonzaga sj (1568 - 1591), padroeiro da juventude...


Luís Gonzaga nasceu em Mântua, Itália e, como primogênito do Marques de Ferrante de Castiglione, frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza: Corte dos Médici/Florença, dos Mântua, dos Hasburgo/Madri, e estava predestinado a ser rico e poderoso como todos os de sua família. E assim caminhava desde cedo, pois aos 13 anos de idade Luís já era pajem do rei da Espanha. Ele foi predeterminado pela família para seguir os passos de seus antepassados...

Mas Deus é imprevisível, e para surpresa de todos o jovem Luís optou pela vida religiosa na Companhia de Jesus (Jesuítas), derrubando por terra os interesses depositados nele pelo pai. Este ficou furioso e colocou-o em situações embaraçosas, esperando vê-lo sucumbir nos seus desejos vocacionais. O jovem Luís não desistiu da sua vocação, renunciou à herança da família (nobreza, poder, dinheiro...) e entrou no noviciado dos jesuítas em Roma. Tinha 17 anos de idade!

Pouco tempo depois, aos 23 anos de idade, foi contagiado pela peste que atingiu à população pobre de Roma. E assim, morreu solidário com os doentes pobres. 

Luís Gonzaga foi beatificado em 1604 e a sua mãe, ainda viva, participou emocionada dessa cerimônia. Foi canonizado em 1726 e, desde então, é o padroeiro da juventude.

Hoje, a nossa juventude tem outros ídolos que brincam e acabam com ela. Astros da música, jogadores de futebol, artistas de novelas... Num piscar de olhos todos são constantemente eliminados e substituídos.  

São Luís Gonzaga, rogai a Deus pela nossa juventude.

Uma pergunta: A que você renuncia para seguir Jesus?


Um comentário:

  1. Não conhecia a história de São Luís Gonzaga. Gostei de saber, Pe. Ramón.
    Abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir