29/AGO: Pe. Jean Codure SJ (1508-1541), do grupo de Inácio de Loyola...

João Codure, nasceu no sul da França e faleceu em Roma, no dia 29/AGO/1541. Foi o último a incorporar-se ao grupo dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola, junto com Paschasio Broet e Cláudio Jayo. Fez os Exercícios Espirituais, em Paris, orientado pelo Pe. Pedro Fabro. 

Por pregar o evangelho em Pádua/Itália, coisa que fazia muito bem, foi encarcerado. Um dia Margarida de Áustria, filha do imperador Carlos V, o escutou e mudou radicalmente de vida, deixando de lado a vida frívola dos Farnese e dedicando-se mais aos pobres e necessitados.

João Codure ajudou o próprio Inácio de Loyola a delinear e escrever os 49 parágrafos das Constituições da Companhia de Jesus; sua assinatura aparece no próprio documento, como redator. Ele era muito metódico e organizado.

Morreu inesperadamente, aos 33 anos, sendo o primeiro do grupo a falecer. Codure foi enterrado, pelos seus companheiros, na pequena capela de Nossa Senhora da Estrada, futura igreja Del Gesù, em Roma. Em pouco tempo, viveu muito! 

Que ele nos ensine a sermos melhores companheiros de Jesus e amigos de todos...


0 comentários:

Postar um comentário