13/NOV: Santo Estanislau Kostka SJ (1550-1568), padroeiro dos noviços e da Polônia...

Não é fácil fotografar a santidade...

Estanislau Kostka nasceu na Polônia, no seio de uma família nobre e poderosa. Quando jovem, estudou no colégio dos jesuítas em Viena e pediu o ingresso na Companhia de Jesus, mas como era menor de idade, os jesuítas solicitaram a autorização do pai, que se opôs ferrenhamente. Também foi perseguido pelo seu irmão, que zombava da sua decisão vocacional pela vida religiosa. Não é fácil ser santo!

Nesse tempo, Estanislau teve um sonho onde Nossa Senhora lhe mostrava o menino Jesus e lhe dava ânimo no seu intento de ser jesuíta...

Diante da negativa categórica do pai, o jovem Estanislau fugiu secretamente, disfarçado de mendigo, para a casa dos jesuítas em Dilligen, Alemanha, sendo acolhido pelo superior, Pedro Canísio (futuro santo). Ao saber do ocorrido, o pai de Estanislau ameaçou expulsar todos os jesuítas da Polônia! A prepotência nunca tem lógica!

Por fim, o jovem Estanislau se dirigiu como peregrino a Roma, sendo recebido pelo Superior Geral da Companhia, Francisco de Borja (também futuro santo). Lá, iniciou tranquilamente e sem pressões familiares o seu noviciado, só interrompido pouco depois pelo seu falecimento repentino, no dia da Assunção de Nossa Senhora. Estanislau contava, então, apenas 18 anos de idade.

O Papa Bento XIII canonizou Estanislau em 1726 e o declarou padroeiro dos noviços. Em pouco tempo este jovem percorreu um grande caminho, movido apenas pela fé e o amor...

Uma pergunta: Você já foi caçoado por viver a sua fé?

4 comentários:

  1. sim, mais eu não ligo minha fé é superior...

    ResponderExcluir
  2. Que Santo Estanislau Kostka nos abençoe e receba com carinho o nosso amado e saudoso Pe. Estanislau Kostka, que partiu há pouco, e do qual levava o nome como homenagem! Amém! (M.R)

    ResponderExcluir
  3. Me emociono quando leio e vejo algo sobre ele, sua insistência em continuar católico e querer ser jesuíta, mesmo contrariando sua família e amigos. Embora tenha morrido ainda jovem nos deixou um legado de persistência na fé e nos seus ideais. Que ele interceda junto à Deus por toda SJ e pelos vocacionados que aspiram seguir os ideais de Santo Inácio de Loyola, sj!!! AMDG (D.M.A)

    ResponderExcluir
  4. Que esse grande pequeno Santo interceda por nós!

    Heitor

    ResponderExcluir