24/MAI: Nossa Senhora da Estrada...

Todos somos peregrinos a caminho da casa do Pai... 

Desde os primeiros séculos, os cristãos pediam a proteção da Virgem Maria quando viajavam, pois ela conheceu de perto os perigos das estradas, ao fugir para o Egito carregando o Menino nos braços e acompanhada do bom José. Naqueles tempos, viajar era uma aventura arriscada que podia custar a própria vida. A cada passo, uma dificuldade: deserto, mato fechado, pântanos, rios, bandidos, feras selvagens... Tantos contra tempos, daí o Nossa Senhora, valei-me!

A invocação a Nossa Senhora da Estrada começou no século XIII, na Itália. Um desconhecido colocou um quadro com Maria e o menino Jesus, numa velha capelinha à beira da estrada que ligava Roma ao interior. O povo logo a chamou de Nossa Senhora da Estrada.

Os viajantes ficavam surpresos e felizes com aquele quadro e paravam diante da capelinha para orar a Deus, pedindo a proteção da Virgem do Caminho. Este costume logo teve grande expansão, pelo Ocidente e o Oriente.

Muitas igrejas foram colocadas sob a invocação de Nossa Senhora da Estrada, mas a mais antiga é aquela capelinha que ainda hoje se encontra na Igreja del Gesù, Roma, e que foi confiada aos jesuítas, 1541, pelo Papa Paulo III. Ao lado desta capela, se instalou a primeira residência dos jesuítas. Aqui, santo Inácio de Loyola morou e veio falecer.

O culto a Nossa Senhora da Estrada chegou ao Brasil com os jesuítas.

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás, contigo pelo caminho, Santa Maria vai...

Nossa Senhora da Estrada cuidai com carinho de todos os viajantes...


4 comentários:

  1. Que nossa senhora da estrada, me proteja na minhas viagem, e meu traballho.

    ResponderExcluir
  2. Que legal!! Que N S da Estrada proteja as idas e vindas de todos!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Senhora da Estrada, rogai por nós!
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Gostaria de saber como consigo impresso imagem e oração nossa senhora da estrada.
    Lúcio

    ResponderExcluir