O apoio inaceitável do cardeal... (cf. Gabriele Ferrari)



Lendo no Corriere della sera (3/NOV) a entrevista do cardeal Ruini, fiquei perplexo com suas considerações positivas sobre o líder da Liga (partido político italiano). Um homem inteligente como o cardeal não pode ignorar o impacto de suas palavras na política italiana, e sabe da hostilidade aberta de Salvini (*1973) contra os migrantes, e o seu desprezo por aqueles que tentam salvá-los. O slogan: "antes os italianos" confina a Itália em um perigoso egoísmo coletivo. Menos aceitável é o uso instrumental da religião para ganhar votos.

Tudo isso escandaliza, pois sabemos que católicos praticantes e também, infelizmente, eclesiásticos se alinham politicamente com Salvini e suas propostas de extrema-direita.

As ideias apresentadas pelo Cardeal Ruini são antítese do Evangelho e das posições do Papa. 

O cardeal Ruini afirma que Salvini deve amadurecer. Sim, é verdade. Mas seu desprezo pelos pobres é já um escândalo. Não precisa amadurecer, mas precisa mudar. Fico chocado e temo o apoio dado a seu movimento político. Certamente, um apoio míope. Tudo é caldo para estes tempos confusos: medo, insegurança, crise econômica e agora as declarações do cardeal Ruini.

Será que o Cardeal Ruini espera deter o processo de descristianização do país? Lembro que a longa permanência no poder de um partido `cristão´ não parou o processo de secularização da Itália...

As declarações do cardeal Ruini são inaceitáveis.

Coloquei este artigo porque me parece que estamos vivendo situações parecidas. Não é cristão quem vive como um rei e despreza os pobres!


2 comentários:

  1. Aporofobia em parte dos eclesiásticos que querem a queda do Pontífice.

    ResponderExcluir
  2. As atitudes que temos definem em quem cremos...

    ResponderExcluir