8. Faculdade teológica sugere mudanças na doutrina da homossexualidade...




O curso sobre Amor Homossexual e Fé Cristã na Faculdade de Teologia do Norte da Itália, em Milão, anunciado em DEZ/2019, para alguns foi um escândalo, pois parecia abrir as portas para uma doutrina bem diferente daquela ensinada sobre esse assunto pela Igreja.

O curso começou com uma atividade: "ouvir a experiência homossexual", antes de tratar do "ensino tradicional da Igreja" como uma proposta correta e verdadeira, mas para ver "até que ponto a doutrina é incapaz de compreender adequadamente a verdadeira experiência homossexual dos crentes". A partir daí, dialogar com base em uma renovada interpretação e avaliação cristã do amor homossexual, ao apresentar alguns critérios morais que poderiam guiar a vida amorosa dessas pessoas homoafetivas, segundo o novo mandamento do amor de Cristo.

O que parece ser mais teológico neste curso é a "experiência homossexual", como um dado essencial para o magistério a ser delineado e seguido. Na prática, parece responder mais às realidades que a sociedade considera pertinente para uma parte da humanidade. O curso sobre Amor homossexual e fé cristã, em Milão, parece se desmarcar da doutrina tradicional da Igreja.

Tratándo-se de uma Faculdade de Teologia Católica, esta proposta do professor Fumagalli dividiu a comunidade: Os acadêmicos estavam dispostos a ouvir e crescer no diálogo e os outros, aqueles que não querem nem ouvir nem se encontrar com esse tipo de pessoas.  
De que lado você estaria?


0 comments:

Postar um comentário