Juventude

Jornada Mundial da Juventude em Madri...
Nesta semana, mais de um milhão de jovens procedentes de mais de 140 países inundaram as ruas de Madri, Espanha, para participar da 26a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e se encontrar carinhosamente com o Papa Bento XVI. Alegria, fé e solidariedade foram alguns dos ingredientes que esta juventude mostrou espontaneamente e partilhou em profusão. A JMJ/2011 começou no dia 16 de agosto com uma missa massiva presidida pelo Arcebispo local, Cardeal Rouco Varela, na histórica e central praça de Cibeles e participada por uma multidão de jovens.

Nesta semana e sempre na parte da manhã, dezenas de bispos do mundo inteiro e cada um na sua língua, partilharam sua fé cristã numa catequese aconchegante e fraterna. Finalizando estas catequeses, havia uma diversidade imensa de atividades artísticas e culturais disponíveis gratuitamente para todos.

O Papa Bento XVI chegou na quinta-feira, dia 18, para esta grande festa católica da juventude. Como um peregrino a mais, passou pela histórica Porta de Alcalá, construída em 1778, acompanhado por um punhado de jovens de cada continente e se dirigiu para a graciosa praça de Cibeles, de 1782  e dar as boas-vindas às centenas de milhares de jovens ali reunidos. O ancião Pastor, Papa e bispo de Roma, foi recebido com cantos de júbilo nas mais diversas línguas e danças folclóricas. As diferenças de raças e idiomas enriqueciam o mesmo amor! Foi uma noite de luz!

No dia seguinte, o Papa após se encontrar com os reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, se reuniu com jovens religiosos participantes deste evento no mosteiro El Escorial, construído em 1584, animando-os a ficar firmes na sua vocação consagrada. Com certeza, o Senhor da messe enviará novas vocações para a sua Igreja. Mais tarde, o Papa se encontrou com jovens professores universitários, na Basílica de São Lourenço, partilhando com eles sabedoria humana e fé cristã.

Ao final da tarde, Bento XVI acompanhado por mais de um milhão de jovens, presidiu uma Via-sacra no passeio de Recoletos. Esta caminhada penitencial, com a presença de belíssimos e artísticos passos da Semana Santa espanhola, se centrou nos problemas atuais da juventude: desemprego, pobreza, violência, drogas… Jovens procedentes de países em guerra ou perseguidos pela sua fé cristã carregaram a Cruz peregrina que, desde 1984 acompanha estes acontecimentos.

No sábado à noite, o Papa presidirá, no Aeródromo de Cuatro Ventos, uma vigília de oração com a presença de mais de um milhão de jovens.  Por fim, no domingo dia 21 e numa missa também multitudinária Bento XVI encerrará esta mega festa cristã da juventude enviando esses jovens como missionários entre as nações. Vocês, jovens, são o sal da terra e a luz do mundo! Próximo encontro?
Rio de Janeiro em 2013!

0 comments:

Postar um comentário