NOTA DE ESCLARECIMENTO do bispo de CRATEUS/CE... (18/NOV/2016)


Ao povo cristão católico de Crateús; a todos os homens e mulheres de boa vontade, bem como aos cidadãos (ãs) crateuenses, a minha saudação respeitosa e fraterna.
Há dois anos e dez meses, cheguei a esta cidade sede da Diocese de Crateús com a missão, a mim confiada pelo Papa Francisco, de pastorear esta porção do rebanho de Cristo. Vim com minha força e minha fraqueza, trazendo muita humildade no coração, traço herdado de minha família interiorana. Desta mesma origem, herdei um grande amor pela Mãe Igreja, que me levou ao serviço na Comunidade eclesial de Base e, mais tarde ao ministério sacerdotal (diaconal, presbiteral e, agora, episcopal).
Mãe é uma “instituição” sagrada. Nada mais doloroso do que ter a nossa mãe ofendida, mesmo que essa mãe não seja a mais santa do mundo. É bom lembrar que, se nossas mães têm rugas no rosto é porque nós, os filhos, as fazemos enrugar.

Por que estou a dizer isto? Povo de Crateús e outras cidades, ovelhas deste rebanho de Cristo, nossa Mãe Igreja foi ofendida, agredida por um dos vereadores, que é também locutor de rádio, no dia de ontem (16/11). E como é um formador de opinião, esta agressão está se multiplicando pela cidade, nos lábios de pessoas que estão sendo enganadas, com a nítida intenção de se desviar o foco da verdadeira questão. Como o meu nome e o nome do Padre Antônio José, o nome da Igreja estão nos microfones das rádios, creio que também posso nomear o mesmo vereador como sendo o Sr. Manoel Cunegundes Soares. Ele, e possivelmente outros envolvidos nas discussões acerca do repasse de recursos públicos da Prefeitura Municipal à Câmara dos Vereadores, tomaram como ofensa pessoal, aquilo que o bispo disse, em carta dirigida aos vereadores no dia 04 de novembro de 2016, acerca do ato público, jurídico daquele colegiado, que aumentava ainda mais o salário dos vereadores, prefeito, vice-prefeito, secretários, etc para a próxima legislatura – 2017 a 2020.

Classifiquei, sim, de “imoral” esta ação pública de nossos vereadores, que embora sendo legal do ponto de vista jurídico, é imoral, sim, do ponto de vista da justiça social, da ética, levando-se em consideração uma série de situações sociais da nossa realidade de Brasil, de Nordeste e de Sertão, sobretudo neste momento, agravadas por uma crise ética, política, econômica sem precedentes e assoladas, em nosso caso, pela pior seca dos últimos 100 anos, segundo especialistas dessa área.

Diante desta triste realidade do nosso povo, como justificar tal ato pela via da legalidade apenas? Nem tudo que é legal é moral. E é neste sentido que denuncio. Não é porque há uma lei que me ampara legalmente, que posso me dar ao direito de fazer o que quero. Há que se perguntar se a minha decisão não afeta a vida, a dignidade, o direito dos demais cidadãos. A moral pede que façamos aos outros, aquilo que gostaríamos que nos fizessem. A moral faz pensar no outro e não primeiramente em mim. E neste caso específico do repasse do montante dos recursos públicos do município para a Câmara municipal, para a manutenção dos 15 vereadores e das demais despesas da casa, e do aumento de seus próprios salários, que já são bastante altos para a nossa realidade é extremamente injusto. E desde quando um ato de injustiça é moral? E o que nos deixa ainda mais indignados é que isso tenha partido de pessoas que o eleitorado acreditou que iriam representá-lo com justiça. Será que, se os candidatos, em sua campanha, dissessem que iriam aumentar ainda mais seus salários, teriam recebido os votos que receberam?

Tentar justificar seu ato, que, do ponto de vista da justiça social, chamei de imoral, agredindo a moralidade da Igreja me parece descabido. E digo mais: se uso como argumento, as falhas do vizinho para justificar as minhas, onde está a minha moralidadeNão ataquei a vida subjetiva, pessoal de nenhum de nossos vereadores. Referi-me a um ato jurídico, público, que diz respeito a todos os cidadãos deste município, uma vez que se trata do uso do dinheiro do povo.

A Igreja tem, sim, suas mazelas, suas rugas que, como filhos que somos dela, deixamos em seu corpo eclesial. Não negamos isto. E quando necessário, nossos fiéis ou pastores, envolvidos em escândalos são questionados, afastados, respondem processos como qualquer outro cidadão. E por que nossos vereadores não querem ser questionados acerca do uso do dinheiro dos contribuintesPor que deveríamos nos calar?

Repudio, portanto, esta atitude do Sr. Vereador envolvido neste episódio, atacando a moralidade da Igreja, para justificar medidas descabidas na Câmara Municipal. A Igreja de Crateús, na pessoa de Dom Fragoso, Dom Jacinto, de seus padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas tem provado e comprovado seu compromisso de defesa da justiça, de compromisso com os direitos humanos e promoção da vida, sem negligenciar sua função espiritual, mesmo porque não existe espiritualidade desencarnada. O Papa Francisco tem nos lembrado de que é necessário “tocar a carne sofredora de Cristo” (Visita ao Hospital São Francisco, Rio de Janeiro, 2013), numa referência explícita aos mais sofridos do nosso povo.
Quando convém aos poderes públicos esta mesma Igreja é procurada, aplaudida, elogiada; quando mexe em seus privilégios, sobretudo no bolso, essa mesma Igreja é atacada, agredida, difamada.

Quanto a mim, terceiro bispo desta Diocese, não sou partidário desta ou daquela corrente política ou ideológica. Sou, acima de tudo, um homem de fé, e é isto que me move. Por isso, repito aquilo que se grita nas ruas: “Povo unido, não precisa de partido”. Como pastor e cidadão, não preciso ancorar-me nesta ou naquela corrente política ou ideológica; basta-me a minha fé, minha consciência política e cidadã, que não é mercadoria de compra e venda, para agir e tomar posição. Acho ótimo que o povo esteja se manifestando publicamente. Oxalá esse movimento tome as ruas e praças do país. E nós, crateuenses, nos orgulharemos de ter estado entre os primeiros a iniciá-lo. Chega de injustiças!

Não obstante a tudo isso, não obstante à minha indignação, jamais preguei ou pregaria qualquer ação violenta, assim como repudio este tipo de ação, venha de quem vier, pois sou bispo da Igreja e tenho consciência de minha função que é aquela de zelar pela unidade do rebanho. Mas o berro das ovelhas tem de ser ouvido pelo pastor e pelos dirigentes da sociedade. Ademais, esta não é uma manifestação da Igreja Católica, embora conte com o apoio do bispo e de outras tantas lideranças e fiéis.

Finalmente, quero dizer aos nossos vereadores e demais autoridades locais, que não precisamos esperar que o Senado, a Câmara Federal, Assembleia Legislativa e outros Poderes da República comecem de cima para baixo uma política salarial mais justa. É do alicerce que se começa a construir a casa e não da cumeeira. Podemos, sim, começar a partir de nossos municípios, por que não? Só assim, as mudanças chegarão às instâncias superiores. O contrário, nunca se fará realidade. Vamos dar o exemplo!

Gostaria muito que isso fosse compreendido e colocado em prática. Não tenho prazer nenhum em alimentar disputas. Rezo para que se chegue a uma decisão de justiça e de paz. Afinal, presido, na diocese, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz.
Com respeito a todos (as),

Dom Ailton Menegussi

Meu comentário: Admiro a coragem de Dom Ailton para defender a dignidade do nosso povo. Oxalá outros pastores anunciem Jesus Cristo, e denunciem tanta corrupção legalizada...

48 comentários:

  1. Muito bem, um homem de fé, de coragem, para defender a nossa Igreja que somos nós mesmos. Dom Ailton, em comunhão de fé e oração.

    ResponderExcluir
  2. ISSO EM MINHA OPINIÃO NÃO SÃO POLÍTICOS MAIS SIM PESSOAS ESTUPIDAS QUE NÃO TEM COMO PEGAR NEM UM TRABALHO É
    NENHUM CARGO POLITICO

    ResponderExcluir
  3. Nada a dizer!
    Apenas aplaudir, em pé esse corajoso bispo!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus te fortaleça Dom Ailton, para denunciar com coragem as injustiças que nos rodeiam através de nossos políticos que em campanhas parecem que vão resolver todos os problemas do país, o que contradiz depois, gerando mais injustiças.

    ResponderExcluir
  5. Parabens gostei esses políticos precisam
    De limites e respeitar o povo que outros bispos tipo d Scherer de SP
    D orani Rj Tb agissem assim. Dignificariam seus pastoreies e a santa igreja.

    ResponderExcluir
  6. Uma vergonha um politico defender aumento, enquanto temos um aumento da pobreza e desemprego no país.

    ResponderExcluir
  7. Nada a dizer!
    Apenas aplaudir, em pé esse corajoso bispo!
    Deus o abençoe! conte com orações. "Igreja Missionária sempre solidária".

    ResponderExcluir
  8. Dgnidade para o Brasil, Parabens D. Ailton.

    ResponderExcluir
  9. Como Isso deixa nós católicos ( falo católicos de verdade )fortificados na fé, como seria bom se nossos pastores fossem homens com o pensamento de D. Ailton...Deus lhe proteja sempre D. Ailton

    ResponderExcluir
  10. Fantástico! A igreja precisa de mais bispos assim!
    Um bispo que encara a realidade e tenta a transformar em Reino de Deus, assim como fez Jesus.
    Com admiração e respeito, saúdo o grande bispo.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! A igreja precisa de mais bispos assim, que como Jesus, encaram a realidade, tentando a transformar em imagem do Reino de Deus.
    Minha saudação, respeito e admiração ao senhor.

    ResponderExcluir
  12. A riqueza da Igreja São os pobres.
    temos que defender nosso povo sofredor.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  13. Sr todos assim fizessem, o povo acordava e iria para as ruas cobrarem seus direitos, tá na hora de dar um basta nesses malfeitores travestidos de pessoas públicas.

    ResponderExcluir
  14. Parabenizo Dom Ailton Menegussi por este ato de justiça. Que Deus o abençoe cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
  15. Atitude bastante apropriada do bispo Dom Ailtom, tem a minha admiração e o meu respeito. É de fora, mas tem muito mais sensibilidade diante da situação sofrida do povo sertanejo do que essa corja que só que se beneficiar em causa própria. Crateús está na região mais sofrida do sertão cearense. Siga em frente, Dom Ailton, o Cristo, Rei do Universo, Festa que celebraremos amanhã, o fortaleça, e conte com as minhas orações.
    Fr. José Walden

    ResponderExcluir
  16. Estamos precisando de mais profetas, com esta coragem para enfrentar tantos pilantras que ai estão nos representando. Parabéns para este Pastor da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao Sr. bispo e à igreja de Crateús pelo profetismo!

    ResponderExcluir
  18. Lucila (S.Paulo)
    Se a notícia chegou até SP, Deus faça com que chegue ao Brasil todo para que a atitude de D. Ailton seja imitada não só pela Igreja (que somos nós
    também) mas pelas autoridades constituidas

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela atitude profundamente evangélica! Se todos nós cristãos, tomassemos atitudes assim, de verdadeiros cristãos, o mundo seria melhor! Muita gente não estaria sofrendo!

    ResponderExcluir
  20. Concordo inteiramente com o senhor Bispo.
    Assim deveriam proceder todos os cidadãos, ou seja, questionar o que pode ser moral, mas que não é justo.
    Parabéns pela postura e iniciativa

    ResponderExcluir
  21. DOM AILTON, MEU RESPEITO E MINHA SOLIDARIEDADE! PRECISAMOS MAIS DE HOMENS DE DEUS COMO O SENHOR. ESTAREI EM FERVOR EM MINHAS ORAÇÕES POR SEU MINISTÉRIO E CORAGEM PASTOREIRA!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns! Quem dera que o Brasil tivesse mais bispos com sua atitude corajosa de denunciar, o bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  23. Manifesto meu apoio a Dom Ailton que está corretíssimo, uma das vocações da Igreja é ser profeta, colocando se o lado da Verdade e do Evangelho, especialmente quando o que está em jogo é a justiça social ou seja o bem dos filhos de Deus.Ultimamente a Igreja anda muito silenciosa. Que o Senhor nos de a graça de os nossos bispos terem a coragem de levantar a voz e se fazerem ouvir quando o rebanho estiver sendo atacado, explorado, principalmente pela pior classe da sociedade: os políticos corruptos e usurpadores do bem comum.

    ResponderExcluir
  24. Que o bom Deus lhe proteja Dom Aílton.

    ResponderExcluir
  25. Muito me alegra e enche de esperança ver um Pastor cosciente do sua missão.ObrigadaDom Ailton pela sua coragem e fé.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Senhor Bispo, vereador não é profissão, por isso para se viver deve-se trabalhar, vereador é quem presta um serviço a comunidade, por isso um salário mínimo já é bastante.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns, Parabéns... Bispo de Deus!!! Gostaria de deixar aqui uma grande e abençoado abraço. Minha fé é fundamentada em JESUS, homem, histórico e pé no chão. Lembro-me de meu Glorioso Santo homem de Deus Dom Tomas Balduino, que sempre nos dizia "Precisamos testemunhar Jesus em nossos atos nas comunidades, na igreja no Mundo e, principalmente, junto às pessoas sofredoras, exploradas e discriminadas...". Amo você e suas idéias "MESMO DISTANTE/PRESENTE" daqui de Goiás. Abraços
    Fraternos.

    ResponderExcluir
  28. um verdadeiro pastor que defende seu rebanho

    ResponderExcluir
  29. Isso sim é ser realmente igreja que luta na defesa do povo

    ResponderExcluir
  30. Ainda bem que temos pessoas como D. Ailton! Isso reacende em nós um fio de esperança que há muito já se extinguiu!!!!
    Parabéns D. Ailton e vou rezar muito pela sua integridade.
    Olidio Mangolim

    ResponderExcluir
  31. Quando um pastor da Igreja Católica fala, sabe oque esta dizendo! Sua benção seu Bispo.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns! Quisera alguns desses espalhados pelo nosso Brasil! que Deus o abençoe em aseu ministério.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns ao Bispo! Não sou católico, mas reconheço, que esse deve ser o comportamento de qualquer cristão!

    ResponderExcluir
  34. Valeu, Dom Ailton. Vá em frente. Precisamos de gente do seu quilate, em todos os níveis.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns Dom Ailton,A Igreja tem que ser esse Grito em Defesa da Vida e dos Excluidos, Seria Bom que As Igrejas Levasem essa Voz e Assim Teriamos Menos Injustiças ,Natal\ RN

    ResponderExcluir
  36. Querido irmão amigo pastor e profeta da Igreja servidora do povo de Deus, dom Ailton.
    Receba nosso apoio e oração. OS "reis e rainhas deste mundo" ainda não entendem o que é O REINADO DE DEUS.Menos ainda,o que é a MISERICÓRDIA. Alegro-me saber e ver que você sabe viver muito bem os segredos do REINO.Tenha sempre mais coragem sabedoria e discernimento para seguir a Missão do mesmo Rei e Mestre do Universo:Jesus Cristo. Abraços Pe. PAULO SÉRGIO VAILLANT Arquidiocese de Vitória ES.

    ResponderExcluir
  37. Damos Graças a Deus por ter em nosso meio representante de Cristo fiel e digno com a missão que lhe foi confiada. Obrigado Dom Ailton. Olivá José - Areia Branca/RN

    ResponderExcluir
  38. Damos Graças a Deus por ter em nosso meio pessoas como Dom Ailton, representante de Cristo e digno com a missão que lhe foi confiada. Parabéns e avante servo bom e fiel!

    ResponderExcluir
  39. Parabéns, esse é o verdadeiro papel da Igreja!Sou de Natal, Meu nome é Nildo Carvalho

    ResponderExcluir
  40. E isso ai vossa Eminência so se preocupam com eles mesmos.

    ResponderExcluir
  41. Acho que a Igreja tem sim que falar de política e denunciar o que está errado, só assim pode ser que algumas pessoas escutem e parem de votar em tipos de políticos corruptos.

    ResponderExcluir
  42. Ah se todos os pastores fossem, de fato, persona Cristi o quanto é esse bispo, o rebanho jamis se perderia, jamais padeceria fome ou sede. Esse aufere a dignidade episcopal que o escolheu. Parabéns querido, nobre, corajoso e respeitável bispo, Deus te abençoe e te proteja.

    ResponderExcluir
  43. “...eu sou o SENHOR, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”. (Jer 9:24).

    Este texto e muitos outros lembram acerca da justiça de Deus. É importante saber que Deus trabalha pela justiça e pela verdade, defende a causa dos pequeninos, é o Advogado dos injustiçados, consola todos os que choram e atende o clamor dos necessitados. Tudo isso é promessa Dele, do Deus que não mente e que tudo que fala torna-se verdade.
    Parabéns Dom Ailton Menegussi pela coragem de lutar pela justiça

    ResponderExcluir
  44. Esse vereador não tem responsabilidade com o povo, e foi o próprio povo, que o elegeu.

    Parabéns Dom Ailton

    ResponderExcluir
  45. Parabéns sr. Bispo o senhor está mais forte que certo, não podemos colar diante das injustiças, casamos de viver e encerrar o Anoda Misericórdia, nao justo deixar que tripudi sobre o povo de Deus.o senhor agiu como pastor e profeta e prol do povo que ao senhor foi confiado. Deus o abençoe e lhe dê força e coragem para que continuidenucriando, tais injustiçase.

    ResponderExcluir