Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos...

Entre os dias 20 e 27 de maio, semana que antecede Pentecostes, cristãos de todo o hemisfério Sul estaremos unidos celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos; pessoas das mais variadas raças, etnias e culturas nos dedicaremos à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade e à oração para que ela aconteça.

Mas o que é estar unido na diversidade?

A junção dessas duas palavras, unidade e diversidade, ou unidade na diversidade, dá a impressão de que é impossível construir um ambiente assim, pois, em tese, diversidade geraria separação. Mas no mundo cristão esse raciocínio dribla a lógica, pois o diálogo aberto e fraterno permite, mesmo na diversidade, a abertura ao outro, àquilo que eu não tenho, mas admiro e respeito no meu irmão de fé. Afinal, existe uma máxima que gere todos os cristãos: “maior é aquilo que nos une do que o que nos separa!...” Todos estamos sob um só Cristo, Pastor, fazendo parte do seu Rebanho. Os caminhos podem ser variados, mas a meta é sempre a mesma: “amar o próximo como a si mesmo...” (Gl 5,14).

Construindo a Unidade. A unidade dos diferentes nem sempre é fácil de conseguir, mas os esforços de muitas igrejas no Brasil, membros do CONIC ou não, têm sido cada dia maiores. Nesse sentido, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano tem como tema “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Cor 15, 51-58), pretende contribuir para que irmãos de diferentes denominações se juntem em momentos de partilha fraterna, comunhão eclesial e integração amiga.

Uma proposta: sem perder sua identidade, vá ao encontro do diferente!

Participe e sejamos sempre irmãos de todos no Senhor!

0 comments:

Postar um comentário