Leilão: O Filho... (Anônimo)

Nele fostes enriquecidos em tudo... (1 Cor 1,5)
Um homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pela arte. Possuíam vasta e valiosa coleção, com obras raríssimas.

Seu amor pelo filho era imenso e, por uma desgraça do destino, o rapaz foi para guerra. Foi muito valente e morreu na batalha, quando resgatava outro soldado. O pai recebeu a notícia e caiu em profunda depressão.

Um mês mais tarde, alguém bateu na porta. Um jovem com uma grande tela em suas mãos disse:
- Senhor, você não me conhece, mas eu sou o soldado salvo pelo seu filho. Além de mim, ele salvou muitas vidas nesse dia. Ele falava muito do senhor e de seu amor pela arte. E o rapaz lhe entregou a tela dizendo:
- Sei que não sou um grande pintor, mas seu filho gostaria que você recebesse isso...

O pai abriu a tela. Era um retrato de seu filho, pintado pelo jovem soldado. Ele olhou com profunda admiração a maneira com que o soldado havia captado a personalidade de seu filho na pintura. O pai estava tão atraído pela expressão dos olhos, que seus próprios olhos se encheram de lágrimas. Agradeceu e ofereceu pagar pela pintura...
- Não senhor, eu nunca poderia pagar o que seu filho fez por mim. É meu presente.

O pai colocou a tela à frente de suas grandes obras de arte e, cada vez que alguém visitava sua casa, ele mostrava o retrato do filho, antes de mostrar sua famosa galeria.

O homem morreu e, então, se anunciou um leilão de todas as suas obras de arte. Muita gente importante e influente compareceu, para tentar comprar aqueles tesouros. Junto com as obras de arte, estava também o retrato do filho. O leiloador bateu seu martelo para dar inicio ao leilão.
- Senhoras e senhores, começaremos o leilão com o retrato "O Filho". Quanto oferecem por este quadro?...

Fez-se um grande silêncio; alguém gritou do fundo da sala:
- Queremos ver as pinturas famosas! Esqueça-se desta!

O leiloador insistiu:
- Alguém oferece algo por essa pintura? $ 100?... $ 200?...

Mais uma outra voz gritou:
- Não viemos por esta pintura. Viemos por Van Gogh, Picasso, Monet... Vamos ás ofertas de verdade!

Mesmo assim o leiloador continuou:
- Senhoras e senhores, quanto dão pelo O Filho. O Filho!... Quem leva O Filho?...

Finalmente, uma voz:
- Eu dou $ 10 pela pintura...

Era o velho jardineiro da casa. Muito pobre, esse era o único dinheiro que podia oferecer.
- Temos $ 10! Quem dá mais? $ 20?... gritou o leiloador.

As pessoas já estavam irritadas, não queriam a pintura do filho, queriam as que realmente eram valiosas. Então o leiloador bateu o martelo.
- Dou-lhe uma, dou-lhe duas, vendida por $ 10!
- Agora vamos começar com o leilão! Gritou um dos presentes.

O leiloador soltou seu martelo e disse:
- Sinto muito, damas e cavalheiros, mais o leilão chegou a seu final.

- Mas, e as pinturas famosas? perguntaram os interessados.

- Eu sinto muito, disse o leiloador, quando me chamaram para fazer o leilão, havia um segredo estipulado no testamento do dono. Não seria permitido revelar esse segredo até esse exato momento. Somente a pintura O Filho seria leiloada e quem a comprasse levaria, ao mesmo tempo, todas as posses deste homem, inclusive as famosa pinturas. O homem que comprou O Filho fica com tudo!

Uma pergunta: seu amor é interesseiro?

2 comentários:

  1. O que é amor de verdade? Esse amor pode ser interesseiro? Mas o que o ser humano condiz como amor, será amor mesmo? Ou apenas paixão ou um gosto profundo pelo que chama? As vezes nós confundimos O gosto pelas coisas e dizemos que amamos o que a gente tem vontade de ter, ou que já tem.
    Amar algo com interesse em segundo plano, não é amor!
    Pesquisando sobre a palavra interesse, vi que, todo e qualquer significado o leva a um egocentrismo. Querer tudo para si, não é saber amar. Logo, o coração humano não devia amar com interesse.

    Sejamos abertos!

    Mcihel Zorique

    ResponderExcluir
  2. O amor verdadeiro tem que ser originado pelo amor de Deus.Carta 1 cORÍNTIOS 13 . Mesmo se tivesse a língua dos anjos, mas se não tivesse amor nada adiantaria, Mesmo que desse meu corpo para ser queimado,desse tudo o que tenho aos pobres se não tivesse amor de nada também adiantaria. O amor é paciente,é amável;o amor não é invejosso, não é orgulhoso, não procura o próprio intetesse, não guarda rancor:não se alegra com a injustiça, mas com a verdade...












    tudo desculpa, tudo crê

    ResponderExcluir