Uma obra para se falar... (Recebi por e-mail e compartilho)

Aonde eu estou os outros me acham...
Cometerei agora um crime e um pecado. O crime de escrever muito em poucas palavras e o pecado da indiscrição, por contar uma história, sem perguntar aos envolvidos se queriam que ela fosse revelada...

Fui conhecer hoje a reforma da nova ala de transplantes do hospital São José/RJ, patrocinada pelo Dr. Ricardo, presidente da Direcional, empresa em que trabalho hoje.
A nova ala é uma extensão de outra, que já havia sido construída anteriormente nos mesmos moldes. Vale destacar que todos os transplantes feitos ali são via Sistema Único de Saúde.
Em comum nas duas obras, as palavras de dois homens: Eu quis devolver um pouco aos mais pobres do que o mundo me ofereceu... As palavras não são exatamente essas, mas o sentido sim. Essa frase foi repetida pelo Dr. Ricardo, financiador do trabalho, e pelo Dr. Euler Lasmar, responsável pelo trabalho de transplantados no hospital.
Conversar por 45 minutos com o Dr. Euler não foi trabalho, foi um prazer enorme. Na companhia dele e de sua esposa, acompanhei um pouco do esforço que fizeram para ter, naquele andar do Hospital São José, um espaço de referência construído sob os melhores padrões para atender à população carente.
Perguntei ao Dr. Euler o que o motivava a fazer um trabalho como aquele, principalmente depois de saber que ele usava os seus rendimentos no hospital para dividir entre os seus assistentes. Com água nos olhos e muita humildade, Dr. Euler disse assim: A medicina me deu tudo o que tenho, fiz isso porque tenho uma esposa com espírito filantrópico, tive um pai com espírito filantrópico, e quis devolver um pouco do que conquistei, dando mais conforto às pessoas mais necessitadas...
A história é muito bonita.
Fazendo o meu trabalho, vou elaborar um release sobre o assunto, alguém da mídia vai gostar, vai dar uma nota, quem sabe uma matéria? Pode ser que alguma TV cubra a inauguração, mas em geral as pessoas vão pensar que é simplesmente um trabalho de assessoria de imprensa sendo feito.  Um punhado de pessoas vai dizer que um empresário e um médico com sucesso não fazem mais do que a sua obrigação. Os tradicionais conspiracionistas e odiadores de plantão arranjarão dez pedras para colocar sobre a história de cada um desses homens, outros vão torcer o nariz e dizer que, no final, é tudo marketing.
Não pedi autorização a nenhum dos dois pra escrever esses parágrafos. Mas alguma coisa me disse que era minha obrigação.
Pois eu, que estou vivendo esse momento e vendo o brilho nos olhos dessas pessoas, quis fazer a minha parte, escrevendo sobre o assunto sem travas, sem amarras. Não espero com isso nenhum reconhecimento. Só queria fazer justiça a eles. E mais, fazer com que você, que dedicou o seu tempo para ler isso até aqui, pense comigo se perguntando o que eu fiz nessa manhã: Será que devolvemos alguma migalha aos outros de tudo o que o mundo nos dá?
Assinado, um emocionado Alexandre Abramo.
NB. O Dr. Euler Lasmar é ex-aluno do Colégio Loyola/BH, dos jesuítas. O irmão dele, Neilor Lasmar, é pai do Rodrigo Lasmar, médico do Atlético e da Seleção Brasileira... 


Se você conhecer outros testemunhos edificantes, vamos partilhar e divulgar! 

Um comentário:

  1. Que felicidade podermos contar com esta força e generosidade de algumas pessoas . Deus nasce a cda momento no meio destes dois homens que sabem perceber o chamado deste PAI que nos cuida . Que a benção deste Natal inunde vcs de alegria, força e ânimo . Com carinho Heloisa

    ResponderExcluir