O que procurais?... (Jo 1, 38)

O meu caminho apenas começou...
O que procurais?... foi a primeira pergunta de Jesus dirigida, não só àqueles dois que o seguiam (Jo 1, 35), mas também a todos nós. Para onde vocês vão e atrás do quê?... O que realmente buscamos?

Com a nossa realidade pessoal e social, quais são as perguntas que carregamos e para onde elas nos levam? Nossos sonhos e utopias movimentam nossa busca? Pelos resultados obtidos e o pouco realizado  parece que a sociedade que temos não é bem a que queremos...

A procura define o caminho. Conheço pessoas sem rumo, cansadas, sem sonhos nem perspectivas... Andam irrequietas, desorientadas, desnorteadas... Qualquer coisa ou lugar serve, mas por pouco tempo! Outros decidiram viver sem objetivos, com uma vida sem horizontes, egoísta e fútil. Para estes, tudo é descartável e rápido; nada importa!

O que procurais? Pergunta-nos o Senhor. Qual é o desejo do seu coração? Deus e os outros ou apenas o egoísmo e prazer momentâneo?...

Nunca vi um caminhão de mudanças atrás de um cortejo fúnebre, disse ironicamente o Papa Francisco. O Senhor, quando vem ao nosso encontro, muda o ritmo dos nossos passos e o rumo da própria história. Ele nos alarga e dá sentido.

Todos os caminhos, por mais errados que sejam, um dia se cruzarão com a Vida verdadeira.

Uma pergunta: E você, o que procura e para onde vai?

Um comentário:

  1. Esgarçando asas. soltando-me nas correntes dos ventos sobre as três colinas de Franca. ganhando alturas para que seja impulsionada para o alto e para a frente, assim, aprendo com o vento o equilíbrio e chego ao destino certo. Um mundo novo e maravilhoso. Só os sonhos e a esperança me motivam a não parar no meio do caminho.

    ResponderExcluir