12. Espiritualidade e sexualidade...

Aconteceu um limpamento nos meus receios...
E os chamou de amigos!... 'Amigo' é a palavra que o apóstolo João usou para descrever o relacionamento de Jesus com seus discípulos. Amigo é mais que companheiro ou sócio, pois expressa laços de afeto. Jesus se relacionou com seus discípulos e discípulas com laços de carinho. Eles eram mais do que ‘companheiros’ de trabalho ou de caminhada. Eles sentiam que Jesus não só os valorizava e apreciava, mas que os tinha também no seu coração.

Eu lhes dei a conhecer tudo... disse Jesus. O que significa esse ‘tudo’? Verdades divinas, propostas humanas, carinho e respeito. Você já percebeu que só cremos quando amamos e só amamos quando cremos? Os discípulos creram em Jesus, porque o amavam. Desse modo, cresciam em autoestima e experimentavam a salvação! Salvação é vida plena.

Pode parecer estranho e até heterodoxo querer unir espiritualidade e sexualidade, duas dimensões do ser humano. Alguns acham que a ‘espiritualidade’ é para os anjos e a ‘sexualidade’ para os humanos. A tradição judaico-cristã afirma a unicidade do ser humano e não o entende sem aquele ‘sopro divino’, Ruach, soprado no início da Criação. ‘Ruach’ é hálito e Espírito! 

Sexualidade e espiritualidade nos acompanham desde o início da nossa história, um milhão de anos atrás.

O texto sagrado diz que Deus criou o ser humano à sua imagem... e os criou-os macho e fêmea (Gn 1, 27)... Eles são ‘humanos’, porque vem do ‘húmus’ da terra, e ao mesmo tempo imagem e semelhança de Deus. Na tradição bíblica mais antiga, a javista (950 aC), não há conflitos entre sexualidade e espiritualidade. Os ‘pre-conceitos’ são posteriores e, certamente, culturais. Lembremos que o matrimônio, na tradição católica é um ‘sacramento’, presença e bênção de Deus no relacionamento sexual. Quem ama está muito perto de Deus.

Para alguns, a relação íntima significa apenas ‘tirar a roupa’ e fazer sexo. Estes esquecem que a intimidade só acontece depois de algum tempo e quando se sai do seu próprio amor, querer e interesse. A ‘nudez física’ só terá sentido quando antes se despojar de toda mentira e egoísmo. Por isso, intimidade e espiritualidade não se expressam adequadamente em relacionamentos promíscuos ou fortuitos.

Intimidade (intimus = dentro de) é uma conduta amorosa e responsável que se manifesta pela auto-revelação do mais profundo da pessoa e se constrói com educação e amor. Atitudes que ajudam e dão consistência à intimidade? ‘Desculpe!... Eu não sabia!... Preciso de você!... Fique comigo!... Perdoe-me!... Tenho raiva... Você significa muito para mim!...’ A verdadeira intimidade inclui sempre respeito e verdade.

Há um princípio muito claro: As pessoas se unem quando se amam; só o amor cria família e comunidade. Sabemos que há vários tipos de ‘famílias’ e que o tempo ajuda a estruturar ou desestruturar os relacionamentos.

Quem teve a sorte de chegar ao coração de outra pessoa, provavelmente também encontrou Deus. Só o amor tira da solidão e cria verdadeira comunhão.

Uma pergunta: Você já partilhou seus sentimentos mais profundos com alguém?


Um comentário:

  1. Boa noite Pe. J. Ramón; ,
    LIBERTAR O AMOR *“O único motivo da esperança cristã não é a de atingir a felicidade para si, mas libertar o amor dos limites em que o encerramos” * * * *Maurice Zundel* O amor sufocante, ciumento, é , egoísta e isento de alegria e felicidade;afasta! E quem de nós não pensa na felicidade para si, senão dando felicidade a quem tanto ama?Penso que quando Jesus, escolheu João como seu apóstolo preferido, não seria por que era ele que lhe trazia mais preocupação, por ser tão jovem, necessitava de mais atenção, carinho, mais comprometimento? Na hora da cruz, que apresentou à Maria, seu amigo João como seu filho, quis talvez unir as duas almas que mais amou e para que um encontrasse conforto no outro e perpetuasse esse laço de afetividade? Por que os laços de afetividade para serem eternizados, necessariamente não precisa ser consanguíneo, mas amar com sinceridade, fidelidade. E convenhamos, existem várias formas de amor. E sempre que fico decepcionada, oro para que Deus tire os sentimentos de amargura e ressentimento, não gosto de experimenta-los, é muito ruim, sempre dou passos em busca da reconciliação, se encontro dificuldades, retrocedo meus passos e fico no meu cantinho, chega um momento que tudo se resolve ou se reconcilia, ou se esquece e segue´-se o caminho em frente, é a vida, não podemos ficar estagnados, ruminando como animais.

    ResponderExcluir