PAZ... PAZ... PAZ!

O Papa Francisco, no Angelus do domingo, 1/SET, lançou um urgente e dramático apelo pela paz na Síria e nos convidou a participar de um dia de jejum e oração, no próximo sábado 7/SET.

Seu grito pela PAZ não foram só palavras piedosas para os católicos, mas ultrapassando nossos limites convidou também os irmãos cristãos, irmãos de outras religiões e os homens e mulheres de boa vontade que queiram se unir, nos lugares e nos modos próprios, a este momento.

Seu desejo de nunca mais a guerra o fez movimentar todas as Nunciaturas Apostólicas (representações diplomáticas da Santa Sé em mais de 100 países), geralmente avessas a tomar partido por uma causa, e até conseguiu que a Conferência Episcopal dos Estados Unidos confrontasse o Congresso para buscar formas alternativas à guerra, como o encontro e o diálogo entre as partes do conflito que já se cobraram mais de 100.000 mortos.

Mais ainda, O Papa Francisco acaba de enviar uma carta ao presidente da Rússia, coordenador do G20 que se encontra reunido neste momento, lembrando que “sem a paz não haverá nenhum tipo de desenvolvimento econômico. A violência nunca traz a paz, condição necessária para o desenvolvimento...

E tem mais! O Papa Francisco convocou para hoje, 5/SET, todos os embaixadores diante da Santa Sé, para que saibam o posicionamento da Santa Sé e façam todo esforço possível com seus governos para preservar e consolidar a paz. O que o Secretário Geral da ONU deveria fazer e não fez!

E tudo isso numa só semana! Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, para que se eleve forte em toda a terra o grito da paz!

Nunca mais a guerra! 

2 comentários:

  1. Um apelo urgente.
    Veja o discurso do secretário.
    Santa Sede - Segretario per i Rapporti con gli Stati: incontro con gli Ambasciatori in Vaticano, 5 settembre 2013 - http://s.shr.lc/1dJY86Q

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=WOa9mFRTDq4

    ResponderExcluir