Contemplação inaciana do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo... (EE 110-117)

Fazendo-me eu um pobrezinho e criadinho indigno...Navidad

110 Oração preparatória

1º Preâmbulo: A história: como de Nazaré partiram Nossa Senhora grávida de quase nove meses, montada de lado numa jumenta com José para ir a Belém pagar tributo a César.

2º Preâmbulo: Composição vendo o lugar: Com o olhar da imaginação, ver o caminho de Nazaré até Belém, considerando seu comprimento, sua largura, se era plano, ou ia por vales e encostas. Do mesmo modo, ver também o lugar ou gruta do nascimento: seu tamanho, se grande ou pequeno, se alto ou baixo, e como estava preparado.

3º Preâmbulo: Pedir o que quero: Conhecimento interno do Senhor que por mim se fez homem, para que mais o ame e o siga.

1º ponto. “Ver” as pessoas: Nossa Senhora, José, a criada, e o menino Jesus, depois de nascido, fazendo-me eu um pobrezinho e criadinho indigno , olhando-os, contemplando-os, e servindo-os. Em suas necessidades como se estivesse lá presente, com todo o acatamento e reverência possível. Em seguida, refletir sobre mim mesmo para tirar algum proveito.

2º ponto. “Ouvir” o que falam. Observar, prestar atenção e contemplar o que falam. Refletir sobre mim mesmo para tirar algum proveito.

3º ponto. “Olhar e considerar” o que fazem, como caminhar e trabalhar, para que o Senhor nasça na maior pobreza, e, depois de tantos trabalhos, passando fome e sede, calor e frio, injúrias e afrontas, morra na cruz Em seguida, refletir sobre mim mesmo para tirar algum proveito.

COLÓQUIO: Terminar com um colóquio a Nossa Senhora, ou a S. José ou ao Menino sobre o que sentiu na contemplação, encerrando com um Pai Nosso.



0 comments:

Postar um comentário