Peregrinação Inaciana (6 a 22/SET): Toledo, a Real...

No dia 8/SET visitaremos Toledo. Cidade medieval, cercada pelo rio Tejo. Antiga capital do Reino Visigótico (s. V a VIII), foi tomada depois pelos muçulmanos e, com a derrota destes em 1492, virou capital do Reino de Castela, até que o rei Felipe II mudou a corte para Madri (1561). Cidade das 3 culturas: Cristã, judaica e Islâmica. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Destacam a Catedral (s.  XIII) e o Alcazar, residência do Imperador Carlos V e atualmente biblioteca e museu. 

Toledo celebra, neste ano, os 400 anos da morte de El Grego (1541-1614).
A Catedral, uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII começou a ser construída em 1226 e finalizou em 1493, nela cabe destacar o seu altar barroco, chamado El Transparente, por ser maravilhosamente iluminado, de Narciso Tomé (1690-1742). A Catedral tem mais de 750 vitraisO rei de Portugal D. Sancho (1209-1248) está nela sepultado.
A fachada tem três portas: a do Perdão, a do Juízo Final e a do Inferno

Sinagoga do século XII (ano de 1180), em estilo mudéjar (mourisco) para a numerosa comunidade judaica da cidade. Tem cinco naves magníficas, separadas por pilares com arcos de ferradura. No século XV foi transformada em Igreja, Santa Maria la Blanca (ainda há uma estrela de Davi perdida nos capiteis, lembrando seus tempos de Sinagoga). A sobriedade externa esconde a riqueza arquitetônica desta joia da arte mudéjar, com um magnífico artesonado de madeira. Altares de estilo plateresco (renascimento espanhol, profusamente trabalhados); o altar principal da escola de Berruguete (1488-1561). Foi declarada monumento nacional.
Vida de Santo Inácio. Quando Inácio entrou na Universidade de Alcalá, os três primeiros companheiros o seguiram (Arteaga, Calixto e Joãozinho). Aí permaneceu um ano e meio (1526). Além dos estudos, dedicou-se a pregar e a orientar pessoas que faziam Exercícios Espirituais. A Inquisição o denunciou ao vigário (delegado) de Toledo. Era época de perseguição aos alumbrados (pessoas espirituais iluminadas!). Inácio e seus colegas pareciam pertencer a esse estilo de viver o cristianismo. por isso, foi preso por um mês e meio. Por fim, como nenhum mal foi encontrado nele e nos seus ensinamentos, os obrigaram a se vestir como todos (usavam longas túnicas pretas!) e também os proibiram de pregar.
Diante disto, Inácio e seus companheiros foram até o arcebispo de Toledo, Alonso de Fonseca, para relatar o ocorrido (Palácio episcopal na Plaza de San Andrés 3). O arcebispo manteve a decisão do vigário, mas abriu-lhe as portas da Universidade de Salamanca, aonde logo eles se dirigiram...

Maiores informações: 
ITIQUIRA TURISMO. Fone: 61 3226 8980 
E-mail: internacional@itiquiraturismo.com.br

0 comments:

Postar um comentário