Nossa `situação limite´…

Minha vida foi despetalada...
Você já passou por alguma `situação limite´? Experimentou a grande crise ou o colapso misterioso dos eixos da sua vida? Nunca estamos preparados para esse momento, pois quando chega é como ave de rapina. Problemas de saúde? Morte? Traição do parceiro? Seguranças acabadas?... É o colapso da mente e do coração. 

Jesus experimentou essa `situação limite´ no Getsêmani. Tremeu de pânico e até suou sangue...

A `situação limite´ é uma grande crise existencial que sacode as raízes do próprio viver. Tudo acaba e ainda não surge nada de novo, para suplantá-lo. É escuridão completa, solidão profunda, agonia máxima... Dor emocional e psíquica, física e espiritual. Só temos Deus por testemunha!

Você já percebeu que a `profundidade da vida´ só brota após termos passado pela situação limite? Sem ela, a vida é banal e superficial. Só os que passaram por isso se tornaram profundos e fecundos. Deus se faz mais presente nesses momentos de espanto porque dele mais precisamos! Você já passou por isso?

A `situação limite´ nos convida a viver de outra maneira. A `desgraça´ experimentada se transforma misteriosamente e após algum tempo, numa grande graça! A profundidade da vida surge misteriosamente da dor e da solidão!

O sucesso e o poder são perigosos, mas também o é a `situação limite´. Eles destabilizam. Quantos afundaram nas suas dores e partiram para a descrença ou a violência! Todo Getsêmani humano é um drama tremendoConheço pessoas que não suportaram tamanho desastre e outras que se fizeram humanamente bonitas, após passar por esse crisol. 

A negatividade (desastres, mágoas, frustrações...) pode nos cegar e até matar. Quem passou pela esta situação sabe que a vida não é fácil! 

O mistério se revela muito mais na limitação! 

Uma pergunta: Você já experimentou sua `situação limite´? Como a define?

Um comentário:

  1. Não sucumbir à própria dor é uma provação é tanto... Mas tento fazer o exercício de olhar para o lado e ver a dor dos meus irmãos. Quem sabe auxiliando na travessia de alguém eu não descubra uma forma de curar minhas próprias feridas. Ver o mundo de uma forma mais justa e menos encantada tem sido meu desafio solitário.

    ResponderExcluir