Um Deus diferente...

Como tudo é tão belo e cheio de encantos...
Nossa sociedade está sempre em processo de mudança. Quais as crenças e os os valores que temos? Acreditamos no de sempre ou perguntas embaraçosas nos fazem estremecer? Aonde isso nos leva?

Eu acredito em Deus.... Em quê Deus? O agnosticismo que nos rodeia talvez seja a resposta mais prudente ao imenso supermercado do religioso. Muitas coisas mudaram. O que fazer? 

Jesus desconcertou e escandalizou os "mais religiosos" do seu tempo, aqueles que sempre se sentiram seguros de suas convicções desumanas. Mas outros, os marginalizados e excluídos se encantaram com o que viam e ouviam. Escândalo e loucura para uns, sabedoria e salvação para outros!... 

A família e a religião, instituições transmissoras de valores, são as que ficaram mais desconcertadas com as mudanças que sofremos. Entraram em crise por que o institucional, frio e rígido, está sendo substituído pelo pessoal e emocional. 

O institucional dá segurança, pois ele é maior do que o pessoal, mas também é emocionalmente anônimo. É no pequeno e no fraco que experimentamos a sinceridade e a ternura, presenças de Deus.

A perda de valores traz consigo a tristeza e o pessimismo. Desconstruímos e nada construímos! 

O Deus de Jesus é diferente. O Deus de Jesus se funde e confunde com a fraqueza do ser humano. E a perversa sedução pelo grande e poderoso, exitoso e triunfalista, nada "divinos", escondem precisamente o que temos de mais humano. A religião valoriza o lado mais sensível da vida, pois o que humaniza também diviniza!

Uma pergunta: Sua fé o humaniza?

2 comentários:

  1. "¡Qué buena pregunta padre! Esto significa que debo salir de mis "egos-yos"; salir de mi, para dar al cercano mi don, fe-amor-acción. Regalo del Dios humilde, sufriente, alegre, compasivo, amable, justo, cercano, hermano, amigo. En los/as otros/as, en el prójimo ver a Cristo. Así mi fe será realmente humana.
    Feliz y bendecido domingo de invierno frío (acá en Chile, no se como será allá en Brasil), igual hermoso tiempo de Dios".

    ResponderExcluir
  2. Minha fé me humaniza! (Rita)

    ResponderExcluir