2º Dia, 1º Exercício: Participamos da vida divina...

 Homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus Nosso Senhor... (EE 23)
Na história de sua vida você experimenta mais o positivo ou o negativo? A beleza, a verdade e a bondade ficam dentro ou fora de você? Você vive mais consolado ou desolado, feliz ou triste, animado ou desanimado? Todas as alternativas são possíveis, mas certamente nem todas o constroem.

A vida não é fácil para muitos, mas precisa ser amada e respeitada, como dádiva preciosa. Deus ama a todos, sem distinção de raça ou religião, mas às vezes nos sentimos jogados ou à margem da felicidade como uma concha na praia...

Peça a graça de experimentar o amor de Deus. De mim nada, dele e com Ele, tudo! Agradecido e respeitosamente, construa positivamente sua vida. Esse é o melhor modo de ser e agradecer. Todos fomos criados para louvar, reverenciar e servir... Há pessoas tão deterioradas que não sabem louvar nem servir!

Deus é a plenitude e a origem de todo ser, de todo poder, de toda a vida e de todo amor. Por amor cria, em seu Filho Jesus, todas as coisas e o ser humano à sua imagem e semelhança, responsável e associado à criação.

Deus nos cria e continuamente recria. Ele quer fazer um pacto, uma aliança conosco e nos comunicar a sua vida plena. Deixe-se moldar, como barro consciente nas mãos do oleiro. As maravilhas que na natureza irracional acontecem pelas leis físicas e pelos instintos, no ser humano dependem da nossa adesão e liberdade. Inácio ficava deslumbrado ao descobrir que o amor de Deus dependia, muitas vezes, da resposta de sua liberdade! Podemos nos construir ou destruir. As drogas e os pensamentos negativos matam!

Santo Inácio conta na autobiografia que "uma vez se lhe representou no entendimento, com grande alegria espiritual, o modo com que Deus criara o mundo. Parecia-lhe ver uma coisa branca da qual saíam raios e dela fazia Deus a luz..." Inácio via tudo envolto num processo de comunicação da Vida divina e se sentia chamado a viver neste contexto luminoso de gratuidade e amor.

Muito aproveita a quem faz os EE entrar neles com grande ânimo e generosidade para com seu Criador e Senhor, oferecendo-lhe todo o seu querer e liberdade, para que a Divina Majestade, conforme sua vontade santíssima se sirva de sua pessoa e de tudo o que possui  (EE 5).

Tudo o que existe se relaciona com essa visão dinâmica de um mundo chamado a se construir gratuita e positivamente com você e todas as outras pessoas. Deus quer pessoas iluminadas, transformadas e positivamente transformadoras!

Cresça na consciência amadurecida da amplitude do projeto humano-divino no qual estamos imersos, e no desejo de uma entrega incondicional e amorosa na realização deste projeto. 

Nossa vida está sempre comprometida, positiva ou negativamente; sem quase perceber nos construímos no amor ou nos destruímos na negatividade e competição. 

Nosso compromisso é com o Senhor do Universo, única fonte da vida, que nos ama e nos confiou este projeto: viver como filhos e irmãos. Este compromisso abarca todo o nosso ser, tempo e vida. Nossa vida é para fazer um mundo melhor. Ao perceber tamanha missão, brota o desejo de corresponder a tanto amor, louvando e glorificando o Criador com a própria vida.

O que falaria a estátua de Moisés a Michelangelo? Bendito artista que me fez tão perfeito! E nós a Deus? Longe de mim questioná-lo ou amaldiçoá-lo. Nosso Deus é de bênçãos, não de maldições. Quanto mais empenhado e dócil somos ao Criador, mais maravilhas acontecem na própria vida. Você quer colaborar na realização deste amoroso projeto de Deus? Tudo com todos e para todos. A glória de Deus é o homem vivo, mas a vida do homem é a contemplação de Deus (Santo Irineu de Lyon).

Deus, por amor e gratuitamente, nos configura a Jesus, seu Filho amado e, junto com outros irmãos e irmãs participamos deste projeto grandioso. Ele nos chama e convida, sem forçar a nossa liberdade. Ele espera um sim positivo e comprometido, pois a realização dos filhos é a felicidade do Pai.

Somos o eco, consciente, do desejo amoroso de Deus.

Textos para orar:
  • Mt 7, 24-27: Edificou sobre a rocha...
  • Jr 32,40-44: Com eles firmarei um pacto eterno...
  • Gn 1, 4-10. 12.18.21.25.31Viu que tudo era bom...
  • Gn 1, 26-31; Eclo 17,1-13: À sua imagem e semelhança...
  • Ex 3, 11-15: Eu sou aquele que sou...
  • Ef 1, 3-14: Somos abençoados no Filho de Deus...
  • Cl 1, 12-23: Demos graças o Pai...
  • Mt 6,19-34: Procurai primeiro o Reino de Deus...
  • Gn 9, 8-17: Eis que estabeleço minha aliança convosco...
  • Jr 18,1-12: Como a argila na mão do oleiro
Finalize com um colóquio de amizade com o Senhor, a partir do que surgiu em sua oração. Intensifique seu afeto no fim da oração. Fale como um amigo fala a um amigo. Termine com uma Ave-Maria ou um Pai-Nosso.


E escreva: como se sentiu? Apelos surgidos? Dificuldades encontradas...

Um comentário:

  1. Muito obrigado Padre pela continuidade dos Exercícios. Têm sido de muitas bênçãos.A Palavra é nossa luz. A 1a leitura de hoje é extremamente providencial "...trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós." (2Cor 4, 7). Abraço. Margareth

    ResponderExcluir