Discernimento como dança dos desejos...

O esplendor só chega com o amor...
Discernir o que e como?  Alguns acham que discernir é como ter o número do celular de Deus e perguntar a ele, a cada minuto, o que e como fazer. Se fizéssemos isso, Deus certamente nos responderia: Você já é maior de idade. Escolha você mesmo o que e como fazer...

Outros disseram que o discernimento é para encontrar a vontade de Deus. Eu diria que sim e que não. Me explico. Antes de saber a vontade de Deus precisa esclarecer a sua própria vontade. O que realmente você quer e por quê? Deus não impõe nunca a sua vontade, embora nos convide sempre a sermos filhos dele e irmãos de todos, segundo a capacidade de cada um. Fora disso, Deus respeita nossa liberdade e querer!

Discernir é escolher entre alternativas boas... Novamente digo sim e não.  Discernir, dom de Deus, é ficar claro alguma proposta e ter força e alegria interior de realizá-la. 

Discernir é estar apaixonado por Deus e dançar com ele. Estar apaixonado, concentrado, deixando de lado tudo o que nos distrai, sobre tudo os afetos desordenados... Discernir é como uma dança dos nossos desejos mais profundos com os de Deus. Nesse confronto amoroso, tudo o que é supérfluo cai. E nessa dança amorosa, entre os meus desejos melhores e os de Deus, surgirá algo novo, melhor e gratuito, que me compromete mais com Deus e o seu Reino.

Discernir é sonhar grande, sair de si mesmo e contar sempre com Deus

A vida se encarregará de dizer se o discernimento que fazemos nos abre ou nos fecha, nos transfigura ou desfigura... Discernir é deixar transparecer continuamente o melhor de nós mesmos.

E você, como define o discernimento?

4 comentários:

  1. Grande graça acertar o passo nesta dança...

    ResponderExcluir
  2. Especialmente neste momento, peço a Deus o dom do discernimento... D.C.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes a gente se esquece que o discernimento é uma ferramenta da eleição - e que, em princípio, não é muito pratico para coisas cotidianas, mas para as mais profundas e duradouras. Para as cotidianas a fé funciona muito melhor - entendida como o nome especial de uma amizade especial com um Alguém muito especial...

    ResponderExcluir
  4. Nos EE de 30 dias corridos, percebi que quanto mais meus afetos estiverem ordenados, mais a Vontade de Deus transparece como se fosse a minha própria !

    ResponderExcluir