24/NOV: São José Pignatelli sj (1737-1811), pai dos jesuítas dispersos...

Tudo é noite no meu horizonte e contudo não perco a esperança...
Hoje, outro santo jesuíta. José Pignatelli nasceu na Espanha (Zaragoza) de família italiana, nobre e piedosa. Aos quinze anos entrou na Companhia de Jesus. Lembremos que o século XVIII foi uma época de grande decadência religiosa e de forte perseguição aos jesuítas.

O quadro político da Europa estava marcado por regimes monárquicos absolutistas, contestados pelas ideias do Iluminismo nascente. A forte maçonaria mundial pediu aos governantes para expulsar a Companhia de Jesus dos seus países ("acabemos com a filha predileta (Companhia de Jesus) e logo acabaremos com a mãe! (a Igreja!)...") E assim se fez: em 1759 Marques de Pombal expulsou os jesuítas de Portugalem 1763 o rei Luis XV os expulsou da França; em 1769 o rei Carlos III da Espanha e por fim o Papa Clemente XIV, com a bula Dominus ac Redemptor, 1773, suprimiu a Companhia de Jesus na Igreja e no mundo. Aproximadamente 23.000 jesuítas perderam seus direitos, trabalhos e moradias. Provavelmente foi a maior injustiça histórica cometida por um poder religioso.

Pouco depois, Napoleão ocupou os Estados Pontifícios e prendeu o Papa Pio VII. Nessa situação caótica o Pe. José Pignatelli e seu irmão, também jesuíta, receberam a oferta de ficar na Espanha com a condição de renunciar à sua vocação; eles não aceitaram e preferiram ser exilados na Ilha de Córsega.

O tempo trabalha em favor dos injustiçados, com a morte dos seus perseguidores. O Pe. José obteve permissão do novo Papa, para reorganizar os jesuítas dispersos da Itália e aos poucos, ele enviava os novos vocacionados a Rússia, pois lá a Companhia de Jesus subsistira. Desse modo, as comunidades começavam a renascer... Em 1804 obteve, com grande alegria, que fosse restabelecida a Congregação da Companhia de Jesus no Reino de Nápoles.

Por fim, em 1814, o Papa Pio IX retornou a Roma e decretou formalmente a restauração da Companhia de Jesus. O Pe. José Pignatelli faleceu 3 anos antes da restauração da Companhia de Jesus.

São José Pignatelli rogai a Deus por todos os jesuítas do mundo e por seus perseguidores...

Uma pergunta: Como você reagiria diante de uma grande injustiça?...

0 comments:

Postar um comentário