A vocação primeira de Inácio de Loyola...

Em que posso ajudar?
Quando Inácio de Loyola partiu transformado de Manresa, 1523, ainda não sabia como iria viver sua vocação cristã. Uma coisa, porém, estava clara: viveria em pobreza confiante na divina providência e na bondade das pessoas. É o que escreveu ao seu amigo, Jaime Cazador em 1536: Duas coisas tenho claras no meio de tantas incertezas: fazer apostolado em qualquer parte do mundo e viver em pobreza... Inácio imagina Jesus como um missionário itinerante anunciando o Reino e vivendo com simplicidade. E no meio das suas incertezas, o que fica claro para você?

Partiu, pois, Inácio em peregrinação para Jerusalém desejoso de pregar a fraternidade do Evangelho aos muçulmanos. Seu desejo, pois, era pois ficar em Jerusalém vivendo pobremente até que os muçulmanos cansassem dele e o fizessem prisioneiro ou o matassem. Passar opróbrios e ser menos prezado eram consequências de sua opção de viver com os pobres.

Inácio achava que Deus o queria em Jerusalém, mas depois que o superior dos franciscanos não o permitiu, teve que mudar de opinião e discernir entre o essencial e a falsa consolação. O ideal de vida não mudou, mas só o local onde vivê-lo. A Companhia de Jesus deve sua existência a este franciscano desconhecido!

Pelo seu ideal de ajudar, Inácio de Loyola voltou a Barcelona, para iniciar seus estudos. Vivia da bondade dos outros, fazia apostolado e estudava. A Inquisição achou estranho um leigo viver assim e lhe proibiu fazer apostolado. Inácio viajou de Alcalá a Salamanca, mas em todo lado se encontrava com uma Igreja medieval. Partiu, então, para Paris.

Em Paris, fazendo apostolado e propunha os Exercícios Espirituais aos estudantes da universidade, onde ganhou seus primeiros companheiros e fundou a Companhia de Jesus. Seu ideal de seguir Jesus livremente, e de ajudar os outros o viveu até o fim de sua vida e o deixou plasmado nos seus seguidores. Seu lema é o nosso: Em tudo amar e servir...

Uma pergunta: No meio de tantas incertezas o que fica claro para você?

2 comentários:

  1. "Lo claro es que Dios va mostrando en medio de la incertidumbre de esta vida nuestra, cada día; su camino.
    Lo difícil es descubrir el verdadero. La Oración constante y perseverante nos ayuda.
    Bendiciones abundantes, y gracias Padre por mostrarnos a Ignacio y comprender mejor la Compañía y a sus hijos. En especial a Francisco. Maravilloso!!!"

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pe. Ramón
    O amor de Deus por mim... é mais certo do que 2 + 2 = 4...
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir