O bom humor e a ira…

Trouxe um presentinho para todos nós...
O bom humor é sinal de saúde psíquica. Os esquizofrênicos e os depressivos não sabem sorrir nem dar uma boa risada. A vida é muito séria para eles.

A tradição judaico-cristã e a muçulmana são mestras do bom humor. Elas têm infindas histórias cômicas sobre Rabinos, Padres, Mullahs e Sultões. Quem conta a piada deve saber mostrar um carinho entranhável pela plateia. E esta o aplaudirá divertida por esse momento de graça e confraternização. Só os doidos reagirão a socos e pontapés arrebentando com o bom humor que eles não tem...

A teologia acha que na eternidade reinará para sempre o bom humor entre as pessoas. A ira, pelo contrário, ficará soterrada para sempre no inferno...

E você, geralmente é bem humorado?

4 comentários:

  1. Não mexa na onça com vara curta...

    ResponderExcluir
  2. O bom humor acaba quando uma piada é sinônimo de ironia com o diferente ... isso é uma agressão. e se isso significa depressão, espero que todos entrem em depressão pois ao não aceitar uma ironia se está prevalecendo o respeito.

    ResponderExcluir
  3. Padre Ramón, fale isso lá na Arábia Saudita pra ver o que te acontece... lá eles são mestres do bom humor: prendem quem anda com Bíblia; enforcam gays; apedrejam adúlteros(as); não permitem que se construa uma única igreja sequer em suas cidades (mas patrocinam a construção de Mesquitas em todo o mundo) e matam quem apostata da fé islâmica.

    Baita bom humor o dos muçulmanos.

    ResponderExcluir
  4. Um anônimo disse: "O bom humor acaba quando uma piada é sinônimo de ironia com o diferente". Nunca li algo mais esdrúxulo. A ironia é mãe da piada, caminham juntas. O que fazer desta ironia é que vai dizer se você é um psicótico ou não. Os psicóticos reagem às ironias com armas e socos. Os não-psicóticos reagem à ironia com acidez e mais ironia ainda. É o jogo simbólico das palavras. Tudo é válido no campo do discurso. O que não podemos tolerar é que, por conta de uma piada ou algo do tipo, você parta para a agressão e, quando não consegue agredir, se afunde num mundo de lamentos e lamúrias.

    ResponderExcluir