Três Reis Magos?

Na diocese de Salvador/BA, o peregrino Ir. Henrique fundou a Comunidade dos pobres da Santíssima Trindade, composta por pessoas em situação de rua, dependentes químicos, etc., em processo de recuperação.

No dia dos Reis, 6/JAN, visitamos o Eremitério que fizeram, em Mar Grande, perto da nossa Casa de Retiros. De manhãzinha, por volta de 6h30, sob o sol já irradiante, saímos a pé, carregando nas mãos sacolas cheias de frutas e, ao mesmo tempo o nosso coração aberto às surpresas de Deus.

Beirando a praia, pisávamos na areia e nas pedras que as águas banhavam suavemente. Escalamos um paredão, um ajudando o outro. Depois da curva, avistamos sobre uma rocha a pequena Capela de S. Antônio, com uma parte do telhado caído e a parede amarelada pela história, pelo tempo...

Participamos fraternalmente da oração e do café da manhã. Éramos mais de 25 pessoas. O Ir. Henrique, 50 anos, perguntou aos presentes como dormiram, pois parece que chovera na noite e alguns dormiram no chão da nave destelhada da capela. A resposta foi uníssona: ótimo, muito bem... disseram. 

O local não tem água corrente, nem luz elétrica e o fogão é a lenha. Os pobres se contentam com pouco, quando são amados. Eles são um milagre vivo de Deus!

Depois da oração e antes do café (café, leite, cuscús, panettone, banana...) João disse que a farmácia estava aberta. Tranquilamente 6 ou 7 pessoas, homens e mulheres se aproximaram para pegar seus remédios psiquiátricos.  Foi o que me disseram sotovoce... Depois soube que João era belga e padre...

Nessa pequena capela e 350 anos atrás, o Pe. Antônio Vieira pregara solenemente sobre o amor fraterno. Hoje, outros jesuítas, contemplávamos o amor e a oração dos pobres. Éramos três, e um deles negro, como o rei Balthasar...

3 comentários:

  1. Por um instante, me transportei e me vi entre os 25... D.M

    ResponderExcluir
  2. Hoy día nos falta el empuje, amor y fe, y el gran empeño de los primeros Misioneros; en este mundo moderno nuestro tan alejado de lo sagrado y verdadero. Bendiciones.

    ResponderExcluir