Celebrando Santo Inácio de Loyola... (Pe. João Renato Eidt, SJ - Provincial dos Jesuítas do Brasil)

Tudo é dom e graça...

Mais uma vez, estamos celebrando Santo Inácio de Loyola.

O dia 31 de julho é data significativa para nós, jesuítas, para várias congregações religiosas de inspiração inaciana e para muitos leigos que realizam sua missão através da Companhia de Jesus.

Desde o dia 16 de novembro de 2014, somos uma única Província Jesuíta no Brasil. A criação da única província é fruto de muita escuta dos apelos de Deus, de reflexão, de discernimento, de partilha e de tomada de decisões. Por ocasião da Festa de Santo Inácio, somos convidados a agradecer por todo bem que a Companhia de Jesus realizou no Brasil até hoje e a pedir para que, como um único corpo apostólico, com renovado ardor apostólico e com fidelidade criativa, à luz da espiritualidade inaciana e atentos aos apelos de Deus, continuemos a bonita missão que o Senhor nos confia como “Companheiros e Amigos no Senhor”.

Celebrar a festa de Santo Inácio nos leva, como servos humildes de Cristo, a agradecer a Deus pelo dom que o carisma inaciano é na vida da Igreja e na vida de tantas pessoas em particular. Tudo é dom e graça. Assim como Inácio e os primeiros companheiros buscavam unicamente fazer a vontade de Deus, assim também nós, hoje, jesuítas e colaboradores, somos chamados a sermos fiéis a Cristo, colocando-nos inteiramente a serviço da Igreja e da humanidade.

Como único “corpo apostólico”, queremos ir ao encontro das pessoas que vivem nas fronteiras da humanidade, às margens da sociedade e que perderam a esperança cristã. Queremos partilhar nossos recursos materiais e humanos, colaborando com outras entidades afins, colocando-os a serviço da vida e da missão. Acima de tudo, queremos ser presença de esperança, de reconciliação e de testemunho da “Alegria do Evangelho”.

Para isso, imploramos ao Senhor o seu amor e a graça de “sermos prontos e diligentes em cumprir sua Santíssima Vontade” (EE 234).

Que Deus nosso Senhor, pela intercessão de Santo Inácio, nos abençoe e envie sobre nós a força do Espírito, mantendo-nos unidos a Cristo e à missão que Ele nos confia, levando a Boa Nova a todos os povos.


0 comments:

Postar um comentário