IGUALDADE DE GÊNERO...


Entramos num tema polêmico. Por que as mulheres ganham, em média, 70% do salário dos homens e são minoria em cargos de chefia? Isso é discriminação de gênero. Além disso, as mulheres também acumulam os afazeres domésticos e os cuidados com os filhos. E isso é um abuso! 

A desigualdade entre os gêneros é uma realidade construída em anos de história, mas que agora começa a ser questionada. Por que as mulheres não podem ganhar o mesmo que os homens? Por que os homens não podem exercer certos afazeres? O que parecia impossível de mudar pode ser mudado!  

Na sua casa, após o almoço de domingo, as mulheres vão limpar a cozinha enquanto os homens vão ver televisão? Se você respondeu afirmativamente, então está na hora de reavaliar alguns conceitos e costumes: Os pais têm de mostrar dentro de casa que não é para o menino ir jogar futebol enquanto a menina ajuda a mãe na cozinha. Ambos devem ajudar na cozinha e ambos podem ir jogar futebol.

A educação na igualdade é tarefa de todos e deve começar em casa. Meninos e meninas que tiveram direitos e oportunidades iguais provavelmente serão adultos que saberão respeitar os outros, independentemente do fato de ser homem ou mulher, branco ou negro, hétero ou homossexual....

A igualdade de gêneros é considerada uma das bases para construir uma sociedade com menos preconceito e sem discriminação

Contudo, há polêmicas tanto no Plano Nacional de Educação (PNE) quanto nos Planos Estaduais e Municipais, para combater a discriminação e a desigualdade de gênero. As discussões se intensificaram desde que, em junho de 2014, foi instituído o prazo de um ano para que estados e municípios aprovassem documentos para a educação nos próximos dez anos.

O tema tem sofrido resistências dos setores mais conservadores da sociedade. Em alguns municípios e estados até foi retirado dos Planos de Educação. Mas a igualdade de gênero é tão negativa para as pessoas e a sociedade?

A Constituição Federal e os tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário, fundamentam e possibilitam a presença da igualdade de gênero nas políticas educacionais e no cotidiano da escola. “A igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, abordando o respeito entre as pessoas e garantindo o direito a sua identidade de gênero, racial e de pertença religiosa”.

A igualdade de gênero na educação possibilita que a escola dialogue e trabalhe com temas e conflitos presentes no dia a dia das salas de aula. A escola deve propor as mesmas oportunidades para meninos e meninas, contribuindo com sua autonomia, e a construção de uma sociedade sem violência de gênero física e psicológica.

Por que não falar de gênero na escola? Nela acontecem questões que envolvem opressão, preconceito, homofobia, sexismo, racismo e outras iniquidades. Recusar e omitir esta discussão não contribui com a democracia e a pluralidade das realidades humanas. Silenciar as questões de gênero é manter a opressão de alguns e a exclusão de outros, no ambiente escolar e na sociedade. 

É importante a igualdade de gênero nas diretrizes educacionais, assim como a Constituição Federal garante a igualdade entre homens e mulheres perante a lei.

E quem é contra? Algumas Igrejas defendem que as questões de gênero devem ser debatidas só em âmbito da família. Contudo é necessário estabelecer políticas educacionais e ações pedagógicas que assegurem o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual de todos.

Até os 4 anos, o menino e a menina são chamados de crianças. depois? A proposta de ideologia de gênero não foi aprovada no Congresso e ficou para ser legislada nos municípios. 

Sem a discussão sobre gênero, muitos jovens sofrerão bullying por não se enquadrar no padrão hétero normativo da maioria.  

A sexualidade precisa ser tratada sob a perspectiva da diversidade/pluralidade se queremos incluir todos e educá-los sem discriminação ou exclusão. Os direitos das pessoas são sagrados e não devem ser menosprezados em nome de uma maioria.

E você o que opina sobre este assunto?



4 comentários:

  1. Brilhante, padre! É tão bom ler seus textos! Sempre tão lúcidos, sóbrios, humanos e, acima de tudo, evangélicos! Paz e bem! (A.M)

    ResponderExcluir
  2. Brilhante, padre! É tão bom ler seus textos! Sempre tão lúcidos, sóbrios, humanos e, acima de tudo, evangélicos! Paz e bem! (A.M)

    ResponderExcluir
  3. Padre Ramon sempre brilhante, didático e objetivo!
    Estou com saudades de ti já! Em novembro espero te ver novamente em Itaici...

    (Sou aquele que o senhor diz que "está sempre consolado, sempre sorrindo"...rsrs)
    Um grande abraço a ti e a todos por aí!

    ResponderExcluir
  4. Enfim, Padre Ramon! Há muito queria ler, aqui no seu blog, algo a respeito desse tema que tem gerado tanta polêmica. E acredito que o assunto deva ser abordado justamente na perspectiva do acolhimento misericordioso e das garantias constitucionais. Grande abraço!

    ResponderExcluir