Santíssima Trindade! (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)


A Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Cremos num só Deus que historicamente se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo.

Inácio de Loyola foi introduzido espiritualmente nessa realidade. Ele nos conta uma dessas suas experiências: Estando um dia rezando as horas de Nossa senhora, nos degraus do mosteiro dos Dominicanos, começou a se lhe elevar o entendimento, como se visse a santíssima Trindade em figura de três teclas, e isto com tantas lágrimas e soluços que não se podia conter... (Autob. 28).

Quem é Deus e qual a compreensão que temos dele? Inácio, sentado nos degraus da Igreja dos Frades dominicanos, é tocado interiormente pela música sacra e sente-se introduzido no mistério de Deus. Os sentidos, principalmente a visão e os ouvidos, parecem transportá-lo além do lugar onde se encontra e se sente invadido pela Santíssima Trindade. Aqueles mesmos sentidos que por anos o mergulharam nas coisas mundanas e vãs, agora se espiritualizam e o colocam no mistério de Deus. Não é o muito saber, mas o sentir e saborear tudo internamente...

Deus não está longe de nós. Quando ouvimos músicas ou palavras, quando vemos pessoas ou coisas podemos experimentar, por pura graça, a presença da Santa Trindade. Nossos sentidos transfigurados podem perceber a divindade que tudo habita e transparece graciosamente nas suas criaturas.   

Sentado nas escadas da Igreja, sem nada esperar, Inácio se emociona e chora por sentir que Deus está gratuitamente com ele...

Uma pergunta: Quem é Deus para você e como o sente?


0 comments:

Postar um comentário