24/MAR: São Romero das Américas (1917-1980)...

Tenho sido freqüentemente ameaçado de morte... 
Se me matarem, ressuscitarei no povo salvadorenho...
No dia 24/MAR/1980 assassinaram o Arcebispo de El Salvador. Eles, aos poucos. foi abrindo os olhos para a miséria do seu povo e a violência dos poderosos, que matavam ou faziam desaparecer líderes camponeses, padres e agentes de pastoral... Como um profeta, o bispo bradava nas homilias e pregações, denunciando a violação dos direitos humanos e da ética nacional.

Depois do assassinato de seu ajudante, o jesuíta Pe. Rutillo Grande († 1977), Dom Romero acusou frontalmente os governantes e militares, responsabilizando-os pelos males ocorrentes no país. Ele enfrentou o sistema de morte imperante.
O Papa Francisco, também acaba de falar contra a máfia, 21/MAR/2014, que fez mais de 150.000 vítimas: "Convertam-se! Eu vos peço de joelhos! A vida que vocês levam não pode lhes dar prazer, nem felicidade... Vosso dinheiro está ensanguentado! Ainda há tempo para não terminar no inferno! É isso que vos espera se continuarem nesse caminho. Vocês têm um pai e uma mãe, pensem neles... Convertam-se! Mais claro impossível!
Dom Romero falava a linguagem simples do povo e todos o entendiam.
Uma religião de missa dominical, mas de semana injusta, não agrada ao Senhor. Uma religião de muitas rezas e tantas hipocrisias no coração, não é cristã. Uma Igreja que se instala só para estar bem, para ter muito dinheiro, muita comodidade, mas se esquece do clamor das injustiças, não é verdadeiramente a Igreja do nosso divino Redentor” (04/12/1977).
Muitos desejariam que o pobre sempre dissesse que é pobre porque ‘é vontade de Deus’. Não é vontade de Deus que uns tenham tudo e outros não tenham nada. Uma ideia assim não pode ser de Deus. De Deus é a vontade que todos seus filhos sejam felizes” (10/09/1978).
De que servem belas estradas e aeroportos, belos prédios de muitos pisos, se estão construídos sobre o sangue dos pobres que jamais vão desfrutar deles...” (15/07/1979).

A justiça é como as serpentes: apenas morde os descalços...
Eis um fragmento da última homilia de Dom Romero, proferida na véspera de seu assassinato.
Frente à ordem de matar seus irmãos deve prevalecer a Lei de Deus, que afirma: Não matarás! Ninguém deve obedecer a uma lei imoral... Em favor deste povo sofrido, cujos gritos sobem ao céu de maneira sempre mais numerosa, suplico-lhes, peço-lhes, ordeno-lhes em nome de Deus: cesse a repressão!...”(23/MAR/1980).

No dia 24/MAR/1980, D. Romero foi assassinado por um pistoleiro, enquanto celebrava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência. O arcebispo foi atingido no momento em que erguia o cálice na consagração. Ao cair, o sangue de Cristo se misturou com o dele, numa comunhão perfeita. O mandante do crime major Roberto D’Aubuisson, 
como um novo Herodes, silenciou covardemente a boca deste profeta e continuou a viver com mais este crime na sua consciência.
O povo faz\ já tempo, canonizou Dom Romero e espera que logo o faça o Vaticano... São Romero daz Américas velai por todos nós!

2 comentários:

  1. Dom Oscar Romero, Dom Hélder Câmara, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Bergóglio... é o que devemos ser, sem medo de ser cristão! Com a coragem de gente que vai à rua, de pastores que tenham cheiro de ovelha, de irmãos que não tenham medo de enxugar o sangue dos que são nossos irmãos e sarar-lhes as feridas. Não se pode ter medo! É preciso amar e não ter na frente qualquer outra proposição além dessa! (E.R)

    ResponderExcluir
  2. TODOS LOS OBISPOS, CARDENALES Y PAPAS, DEBERIAN SER LOS OBISPOS DE LOS POBRES... (M.M.M)

    ResponderExcluir