2. OS NEFILIM: “FILHOS DE DEUS” CORROMPIDOS...



Os “filhos de Deus” (Nefilim) de Gn 6,2 seriam anjos corrompidos que tiveram intercurso sexual com as “filhas dos homens”? Desse relacionamento geraram pessoas monstruosas (gigantes), violentas e poderosas que causavam a morte de muitos outros. Essa é uma interpretação desse texto antigo e misterioso, mas não a única.

É muito bizarra a ideia de “anjos corrompidos” gerando pessoas monstruosas? E a de pessoas poderosas corrompidas, manipulando outros? Isso parece que acontece todos os dias!

Se olharmos o nosso panorama político nacional o que mais encontramos é corrupção por toda parte, em benefício próprio. Pessoas poderosas pensando só em si mesmas e causando um inferno ao seu redor. O desemprego de muitos se deve a ganância excessiva de poucos.

Corruptio optimi pessima! É péssima a corrupção dos melhores! diziam os antigos.

A luta entre o bem e o mal, a graça e o pecado, o Espírito e a carne é antiga e contínua. A maldade nos habita, mas também o bem. Noé simboliza o grupo dos melhores, daqueles que viveram e vivem abertos a Deus, ajudando os demais. Todos cabemos nessa Arca bendita, a Igreja, que salva e guarda a vida.

Levanta-te, vamos daqui. O inimigo te expulsou da terra do paraíso; eu, porém, não te coloco no paraíso, mas no caminho dele. O inimigo afastou de ti a árvore da vida; eu, porém, que sou a vida, estou agora junto de ti. Constituí anjos que, como servos, te guardassem, e ordeno a eles que te cuidem como filho meu, e irmão de todos... Vai, e não peques mais!

Ser um anjo alado pode ser até bonito e interessante, mas o que nos salva não é a fantasia que temos, mas a fé em Jesus, e o amor dele que nos habita e transborda em ações boas para os demais.

Pecado é não amar e considerar os outros como peças descartáveis.

Peça a Deus para ser uma pessoa decente, de carne e osso, e não apenas um ser alado, sarado e maldoso.


Para orar: Gênesis 6,1-9.


0 comments:

Postar um comentário