5. MISTÉRIO DE DEUS, DO HOMEM E DO MUNDO...



Deus é mistério, e nós também.  O mistério é algo recôndito, escondido e atraente. Místico é aquele que adentra, de algum modo, no mistério pelo amor (oração ou ação) e “Mistagogo” é aquele que ajuda a introduzir alguém no mistério de Deus.

Somos pessoas profundas e misteriosas à medida que amamos ou somos amados. Quanto mais amamos, mais queremos conhecer à pessoa amada.

O Espírito Santo é aquele que contempla o amor entre o Pai e o Filho, por isso ele é Santo. Transformamo-nos naquilo que contemplamos! O espírito mau contempla o mal!

O Filho e o Espírito Santo são as duas mãos de Deus pelas quais age na criação e na história. Tudo o que é bom provém do Pai, pelo filho no Espírito Santo.

Somos o que fazemos. Toda obra revela parcialmente quem a fez, o seu autor. Diga-me o que fazes e dir-te-ei quem és! Somos “pan-en-teistas (o universo está contido em Deus, mas Deus é maior do que o universo), e não “pan-teistas (Deus e o universo coincidem, são o mesmo).

Jesus entregou-nos o seu Espírito para cristificar-nos, e sermos filhos adotivos do Pai e irmãos entre nós. E mundo é a nossa casa comum. Precisamos cuidar da Criação com mais carinho...

Quem não acredita coloca sua esperança no curto tempo da sua vida. As religiões não cristãs desprezam o presente e pensam só no futuro glorioso, após a morte. Para os cristãos a obra de Deus é boa e chegará à sua plenitude no Cristo total. Deus está presente em tudo e em todos.

O que foi assumido está salvo em Cristo.  

Para orar: João 20, 19-31 (Não sejas incrédulo...)

O mistério de Deus, do homem e do mundo são fascinantes e se atraem mutuamente...

0 comments:

Postar um comentário