Dia 23/MAI: Diálogo de civilizações...


A realidade do nosso mundo é complexa e frágil. As diferenças são tantas que o mais fácil é cada um permanecer na sua zona de conforto. Vivemos fechados numa sociedade de castas visíveis, mas silenciosas. Não é fácil superar os preconceitos pessoais e socais impostos.

O Papa Francisco nos convida, muitas vezes, para irmos às periferias existenciais, e superar nossos convencionalismos. Só o amor derruba fronteiras.

No dia 23/MAI acontecerá um encontro entre o Papa Francisco e o grande imã de al-Azhar (Egito), Ahmad Al-Tayyeb, que lidera a mais importante instituição do Islão sunita, sediada no Cairo.

Eu quero encontrar-me com ele e sei que ele também gostaria; estamos a procurar uma forma”, disse o Papa.

O secretário do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, D. Miguel Ángel Ayuso, visitou em fevereiro a Universidade de al-Azhar, onde foi recebido amistosamente.

Chegou a hora de superar as próprias desconfianças e limites, e acolher fraternalmente o diferente. Provavelmente, muito diferente, pois para ele é normal crucificar os terroristas... Preconceito meu? Pode ser... 

Sem diálogo entre religiões a paz é mais difícil e quase impossível.

E você o que pensa do diálogo entre cristãos e muçulmanos?


Um comentário:

  1. Sobreexcelente dia a todos!
    Ao tentar responder essa pergunta: O que você pensa do diálogo, entre Cristãos e Muçulmanos?
    A que se fazer uma pergunta, antes mesmo de responder esta. Afinal de contas, qual é a relação que se deseja dialogar, sobre "RELIGIÕES" ou sobre o "AMOR", porque, são questões que deveriam tornar-se, comuns, porém, são "ANTAGÔNICAS"! Mas, se tratar-mos de dialogar sobre o "AMOR", estaremos aptos a dialogar com todos e sem distinção, mas, se queremos, tratar e dialogar sobre "RELIGIÕES", certamente encontraremos a essência do que podemos chamar de "NATAGONISMO" com suas diversidades multiplas e disformes! Podemos encontrar nas "RELIGIÕES" algumas pessoas como Cristãos, porque iriamos tratá-los como religiosos? Visto, que Cristo, não representa uma religião, mas, o mais puro AMOR, já visto, vivido ou mesmo documentado e divulgado entre os homens! Fato é, que nenhum outro nome, é tratado como referência mundial, como se conhece e respeita-se o nome JESUS CRISTO!
    Quero salientar e esclarecer neste comentário, que devemos deixar de lado, a tão conhecida e intima, "HIPOCRESIA", que no convívio cotidiano com os homens, tornou nebulosa a visão clara e distinta, de que, "RELIGIÃO" tem como princípio fundamental basílar e notado pela origem da própria palavra (RELIGARE - Latin), que significa religar, e assim sendo, o que se conhece de sentido tão profundo e poderoso em seu mover, como o "AMOR" para retirar as escamas dos olhos, ouvidos, do tocar e sentir, cheirar e ser cheirado, do provar e esperimentar para ser igualmente, provado e experimentado? Não necessitamos de resposta para está última pergunta, que sempre responderá a toda e quaisquer perguntas de "RELAÇÕES HUMANAS"!
    Tenha coragem de comentar e responder! Pois, viverá o homem de sua crença!
    LAUDEN DEI
    Digo. WILSON AROLDO MEIRELES COSTA

    ResponderExcluir