Diaconisas na Igreja?


O Papa Francisco abriu hoje, 12/MAI/2016, a possibilidade do diaconato para as mulheres na Igreja. Foi o que ele disse numa reunião com mais de 900 superioras religiosas no Vaticano.
Na assembleia da União Internacional de Superioras Gerais (UISG) e respondendo a uma pregunta sobre o assunto, disse: Por que não constituir uma comissão oficial para estudar essa questão? Creio que isso seria bom. Aguardemos, pois, a decisão.
O diaconato é um dos braços do bispo; o outro é o presbiterado. A pessoa ordenada é um ministro público da Igreja.
Atualmente a Igreja católica reserva o diaconato exclusivamente aos homens. O diaconato permanente para homens casados e o temporal para os seminaristas, antes de receber a ordenação sacerdotal.
O diaconato é uma vocação em si mesmo e não implica necessariamente a ordenação presbiteral. O diácono proclama o Evangelho, prega nas celebrações, administra o sacramento do batismo e preside os casamentos. Eles não celebram a Eucaristia, não confessam nem dão a unção aos doentes.

Até que não haja uma diaconisa no presbitério, ao lado do papa, proclamando o Evangelho, ninguém vai perceber a importância desse ministério na Igreja. A ordenação diaconal será o primeiro passo para que as mulheres exerçam um papel de igualdade ao lado dos homens ordenados.

E você o que pensa da ordenação diaconal de mulheres?

4 comentários:

  1. Eu apoio. Não vejo problema algum.

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor. E rezo para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  3. não entendo por que as mulheres se sentem tão incomodadas por não poder serem ordenadas olha para a Virgem Maria no silencio e na humildade foi exaltada por Deus como Rainha do céu e Mãe da Igreja e outras mulheres santas que marcaram esta terra com sua santidade...., sta tereza davila, sta catarina de sena, etc. e tantas outras, infelizmente a mentalidade feminista chegou dentro da igreja, Nossa Senhora Rogai por Nós, a ultima palavra sobre este assunto foi do Papa João paulo II que disse segundo a tradição a Igreja não tem autoridade p/ ordenar mulheres, ponto! Mulheres não é isso que será cobrado de vocês no dia do juizo e sim vossa santidade, mulheres: rezem, façam penitencia sejam santas e esqueçam este assunto.

    ResponderExcluir
  4. Muito importante a presença de diaconisas na Igreja atual, e acho também que poderiam abrir a elas a função de ouvir confissões, eu como mulher, não consigo me confessar bem com homem, mulher é muito mais hábil, mais sensível para aconselhar e entender outra mulher. Basta de homem sempre comandando e mulher só fazendo o serviço difícil, que os nobres machos não querem fazer. Rezo todos os dias que verei minhas irmãs diaconisas.

    ResponderExcluir