19 a 26/JUN: Concílio Pan-ortodoxo em Creta?...


O Sagrado e grande Sínodo pan-ortodoxo começaria no dia 19/JUN, em Creta, após 1.000 anos de espera e esperança, agora frustradas.

As Igrejas ortodoxas são autocéfalas e não é fácil se reunir e entender-se entre elas.

Após 50 anos de reuniões estratégicas, por fim tinha sido marcada uma data: 19/JUN/2016. Mas, quanto mais se aproximava o histórico dia da abertura, que veria reunidos, depois de séculos, os 14 Patriarcados, mais se tornaram consistentes as possibilidades de um adiamento.

Algumas Igrejas ameaçam não enviar sua delegação sem a garantia de serem aceitas suas reivindicações. Para não correr esse risco, pediu-se uma "reunião pré-conciliar pan-ortodoxa extraordinária, 10/JUN, para verificar a viabilidade do Concílio na data prevista". Proposta não aprovada.

Muitas questões ainda pairam sobre o tapete. É possível renegociar e emendar os seis documentos preparatórios já aprovados pela maioria deles? Os três documentos mais questionados são o referente ao sacramento do matrimônio e os seus impedimentos (as Igrejas de Antioquia e da Geórgia não o assinaram), o referente à relação entre as Igrejas ortodoxas e o mundo contemporâneo, e o das relações com as outras confissões cristãs.

Muitos foram os pedidos de emendas.

A posição mais intransigente é da Igreja Ortodoxa Búlgara, que pede abertamente o adiamento do encontro. O Patriarcado de Antioquia lamenta a disputa que mantém com o Patriarcado de Jerusalém sobre a jurisdição dos fiéis ortodoxos do Qatar, e ameaça também não participar. Se faltar alguma Igreja que sentido tem reunir-se? O Patriarcado de Moscou parece, pois, também se retirar.

Muitas desconfianças e dificuldades. A Igreja católica participará como convidada e observadora no início e no fim do Sínodo.

Rezemos para que chegue o dia 19/JUN e as Igrejas ortodoxas queiram participar. Agora esperamos só por um milagre...

Não é fácil a fraternidade cristã. Ela é realmente um dom de Deus! 


0 comments:

Postar um comentário