Dia 25/JUL: São Tiago, o Maior, apóstolo e discípulo de Jesus...

Quem quiser ser o maior seja o menor de todos...

São Tiago, o Maior, também chamado  o Grande Filho do Trovãofilho de Zebedeu...  martirizado por amor a Jesus no ano 44, foi um dos doze apóstolos do Senhor. Há um outro apóstolo de nome Tiago, o Menor, parente de Jesus.
Os nomes Tiago, Jacobo, Jaime, Diogo... derivam do latim Iacobus e do hebraico Jacob (Jacó).
Tiago nasceu em Betsaida/Galileia. O pai e o seu irmão, o apóstolo João, eram pescadores no Mar da Galileia (mar de Tiberíades ou lago de Genesaré), onde trabalhavam em provável parceria com  os irmãos André e Simão Pedro. Tiago, Pedro e João foram os primeiros a abandonar tudo para seguir Jesus. Eles foram testemunhas privilegiadas da Transfiguração do Senhor.
Salomé, mãe de Tiago e João, em seu orgulho materno, pediu a Jesus que seus dois filhos fossem colocados um à direita e outro à sua esquerda, no Reino de Deus. Este episódio e tentativa de destacar-se acima dos outros causou grande irritação e alvoroço entre os demais apóstolos.
Tiago e João, pelo seu temperamento forte, foram receberam o apelido de Boanerges, isto é, "Filhos do trovão".
Tiago, junto com Pedro e João, foi um dos discípulos mais íntimos de Jesus de Nazaré. Pouco sabemos de sua vida, a não ser que foi o primeiro a morrer decapitado por ordem de Herodes Agripa, em Jerusalém.
Uma tradição antiga diz que São Tiago visitou a província romana de Hispania (Espanha), onde pregou o Evangelho. Em Saragoça teria presenciado uma aparição de Nossa Senhora, mãe de Jesus, que ainda vivia. Tal aparição, em cima de um pilar, originou o culto de  Nossa Senhora do Pilar. Tiago teria regressado à  Judeia, onde foi martirizado.
Segundo uma tradição lendária, o seu corpo teria sido transportado para a Galiza e sepultado no lugar de Compostela (chamado em sua honra de Santiago de Compostela). A partida teria acontecido no porto de Jafa, dentro de uma "arca" de pedra" feito barco, arrastado pelo vento assoprado pelos anjos, até chegar em Padrón.
No ano de 814, um  eremita de nome Pelaio, descobriu um túmulo contendo umas relíquias, e estas foram de imediato veneradas, e associadas a Santiago, em virtude da lenda que afirmava que tinha sido transportado à Espanha. Sobre essa tumba veio a ser construída a belíssima catedral românica do século XII.
A catedral de Santiago de Compostela logo tornou-se um dos mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão: Jerusalém (Palmaria), Roma (Romaria) e Santiago (Peregrinação). Ainda hoje, milhares de peregrinos percorrem o famoso e antigo Caminho de São Tiago.
São Tiago o Maior é Padroeiro da Galiza e da Espanha.
Tiago, discípulo de Jesus, protegei-nos!

0 comments:

Postar um comentário