Encontro de bispos católicos e anglicanos...

No dia 5/OUT (quarta-feira), 36 bispos católicos e anglicanos se unirão em Roma, junto ao Arcebispo Justin Welby e ao Papa Francisco, para a celebração das Vésperas na Igreja do Mosteiro de São Gregório al Cielo. A celebração será animada pelo Coral da Capela Sistina e pelo Coral da Catedral de Cantuária.

O primeiro Arcebispo de Cantuária, Santo Agostinho, foi Prior do Mosteiro de São Gregório, antes de ser enviado pelo Papa para evangelizar a Inglaterra em 597.

No dia 6/OUT (quinta-feira), o Arcebispo de Cantuária terá um encontro privado com o Papa Francisco, antes de uma série de encontros com bispos e funcionários do Vaticano.

Como "sinal de profunda amizade e respeito", o Arcebispo Welby usará o anel episcopal que foi presenteado por Paulo VI ao Arcebispo Michael Ramsey, em 1966.

As celebrações recordam os 50 anos do primeiro histórico encontro entre um Papa e um Arcebispo de Cantuária, após a Reforma, quando o Arcebispo Michael Ramsey foi a Roma para uma visita oficial a Paulo VI, em 1966.

Era a primeira vez que um Papa encontrava-se com o mais alto representante do anglicanismo, ocasião em que o Papa Montini deu ao Arcebispo Ramsey o seu anel episcopal, gesto que teve uma grande repercussão em todo o mundo.

As celebrações também fazem memória ao 50° aniversário do Centro Anglicano de Roma, e pela recorrência, o Arcebispo Welby participará de um jantar em Roma, para celebrar os cinco decênios de "promoção da unidade dos cristãos em um mundo dividido".

O Centro anglicano trabalhou, por cinquenta anos, para ajudar católicos e anglicanos a trabalhar juntos, rezar, estudar e conversar juntos. A viagem que estamos fazendo nos pede para abandonar antigos medos e preconceitos para construir uma história compartilhada juntos.


Rezemos e acompanhemos...

0 comments:

Postar um comentário