Escribas e fariseus vestidos de púrpura...


Os meios de comunicação continuam falando do assunto: Quatro cardeais desafiam publicamente o Papa Francisco! Burke ameaça Francisco com um "ato formal de correção" por grave erro... 
E são citados os evangelhos, sobre tudo quando Jesus era confrontado por escribas e fariseus (cf. Jo 8, 1-11).

Os escribas, profissionais da Lei (Torá) aparecem, quase sempre, junto os fariseus e os sumos sacerdotes. Eles gostavam do status e do poder.

Os fariseus piedosos se preocupavam pela estrita interpretação e observância da Lei. Daí o conflito com Jesus...

E a triste carta dos 4 cardeais só pretende colocar uma arapuca ao Papa, para ele cair nela. Eles não tem “dúvidas”, mas certezas absolutas. Esse é o problema!

O objetivo dos escribas era “pegar” Jesus. Dai a pergunta: "E tu, o que dizes?...Queriam "armar-lhe uma cilada". E os cardeais opor Francisco à doutrina da Igreja e aos Papas anteriores! Muitas vezes, as perguntas que fazemos já nos condenam!

Sejamos claros, e não hipócritas. Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra...
A salvação que Jesus oferece, ninguém merece; é pura misericórdia e gratuidade, e respeita sempre nossa dignidade pessoal.
A cilada da carta, aparentemente educada e piedosa, é uma vergonha para esses novos escribas vestidos de púrpura... 
Alguns gostam sempre de incomodar. Tenhamos paciência com eles!


8 comentários:

  1. Questionar a doutrina tb não. Isso se chama reinterpretação e revisão, o que Francisco fez. Quem tem estudado teologia, história da Igreja e política vaticana sabe que não são inocentes os 4 cardeais. A linguagem é polida e acertada, são homens de inteligência ímpar, mas o que defendem dista do Evangelho... (G.P)

    ResponderExcluir
  2. Queria ver se faziam isso com JPII e B XVI. Nunca fizeram. Acham que com o Francisco pode porque e latino-americano? Facam-me o favor! (M.C.B)

    ResponderExcluir
  3. Esses quatro venerandos Cardeais pediram RESPEITOSAMENTE ao Santo Padre, o Papa, EXPLICAÇÕES sobre pontos controversos do capítulo VIII da Exortação Apostólica Pós-Sinodal AMORIS LAETITIA.

    Por causa disso, estão sendo tratados pela esquerda católica como um lixo humano...

    Muito engraçado, pois, como se costuma dizer, PERGUNTAR NÃO OFENDE, não é?

    Esclarecer os pontos obscuros faz parte do serviço dos Cardeais à Igreja e ao Papa... Não são apenas "enfeites" de grandes celebrações na Praça ou na Basílica de São Pedro... Muito menos bajuladores oficiais pagos para serem "vaquinhas de presépio"!

    Agora, o mais irônico é que toda essa gente, todos esses padres e religiosos que estão detonando esses quatro Cardeais porque ousaram pedir explicações justamente àquele que tem a missão de nos CONFIRMAR NA FÉ, todas essas pessoas são exatamente aquelas que boicotaram os magistérios papais anteriores, que crucificaram Paulo VI pela "Humanae Vitae", que abominaram o ensino da "Dominus Iesus", desceram a lenha em São João Paulo II pelo combate à Teologia da Libertação, pela "Ecclesia de Eucharistia", que nunca leram uma pagininha sequer da instrução "Sacramentum Redemptionis", que jogaram Bento XVI às feras midiáticas quando fez aquele discurso em Ratisbona citando Maomé (12.09.2006) ou quando "liberou" a Missa tridentina...

    Então a gente logo percebe... Aplaudem o artista só quando o espetáculo lhes convém...

    São tremendamente "confessionais" nas defesas que tomam... E se denunciam como nunca! É até "bonitinho" de se ver...

    "O Rei está morto! Viva o Rei!"

    (E.R.J.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você. Perguntar não ofende, o papa Francisco tem o jeito dele, e as vezes da duvida mesmo.

      As perguntas são naturais, se temos duvidas temos que recorrer a ele que é o nosso pastor... e é claro q mídia e os católicos jujubas vão usar isso pra dividir a igreja infelizmente.

      Excluir
  4. Pe. Ramón, apenas reflita sobre em que seus posts têm ajudado, tanto o povo de Deus quanto a resolução desse caso.
    Cuidado, Pe. Ramón. O senhor está acusando, assim como os cardeais estão acusando Francisco. Suas palavras têm sido um desserviço. (E.B.)

    ResponderExcluir
  5. A questão problemática não é o questionamento. Algo normal e cotidiano. O x da questão é a forma do questionamento e, principalmente, as declarações polemicas em público visando um racha na Igreja.

    ResponderExcluir
  6. imprensa quer dividir a igreja ...foram chamados fariseus por perguntar!?...O documento "questionado" não foi proclamado de forma "ex cathedra" ....então não tem motivos para não aceitar a critica de alguns cardeis...

    ResponderExcluir