Fidel Castro (1926 - 2016)...


A vida familiar de Fidel Castro é um mistério, quem sabe a ser revelado após a sua morte. Ele manteve sua vida privada separada exemplarmente da pública que poucos sabem a composição da sua família. Castro manteve em segredo o nome da mulher, o dos filhos, e a localização da sua casa em Havana, por razões de segurança.
Em Cuba, que eu siba, não há ruas com o nome do Presidente Fidel Castro, nem estátuas ou notas de peso com a imagem do "Líder Máximo". E os "Media" oficiais nunca mencionaram a mulher com quem é casado ou os seus filhos. A maioria dos cubanos não soube quse nada sobre a vida pessoal do seu presidente.
A primeira esposa Mirta Diaz-Balart (*1928) teve um filho, Fidel, "Fidelito", Castro Diaz-Balart. O casal divorciou-se dois anos depois.
Um amor furtivo foi Natalia Revuelta que deu a luz uma menina: Alina Castro, que de mocinha se rebelou contra o pai e foi viver em Miami.
A segunda mulher, Dalia Soto del Valle, antiga professora da cidade de Trinidad, viveu na sombra por muitos anos, até o comandante ficar doente. Eles tiveram 5 filhos: Angel, Antonio, Alejandro, Alexis e Alex, nunca identificados nos "media" cubanos. Os familiares do presidente Castro não tiveram cargos públicos visíveis.
Fidel Castro não promoveu o culto da personalidade. O seu perfil barbudo continua a ser um ícone para revolucionários de todo o mundo. Não se sabe exatamente quantos netos tem Fidel.

Provavelmente, após sua morte, muita coisa sobre a sua grande família virá à tona!

Papa Francisco, Dalia e Fidel...


2 comentários:

  1. http://noticiasdoglobo.com.br/wp/2016/11/26/fidel-castro-morre-lider-da-revolucao-cubana-aos-90-anos/

    "Hoje milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana."

    ResponderExcluir