A cor do Paraíso... (filme iraniano)

A cor do paraíso filme iraniano de 1999.
O filme conta a história de um garoto cego, que vive em um colégio interno. Nas férias ele precisa ir para sua casa, mas seu pai (Hashem) é o último a chegar para buscá-lo.
O pai e o professor conversam, pois o pai do garoto não quer levá-lo embora, dizendo não saber como cuidar dele depois que sua esposa morreu. Diante da impossibilidade de deixar o garoto na escola, o pai leva-o consigo, pretendendo, no entanto, mantê-lo oculto dos olhos dos moradores de sua cidade, pensando que o filho cego pode impedi-lo de realizar seu casamento que já está programado com uma jovem de uma tradicional família istâmica.
O garoto, que se chama Mohammad, encontra carinho e compreensão com a avó e as irmãs. Ele quer ir à escola com elas, mas o pai o proíbe. Um dia, diante da tristeza do garoto, a avó o conduz à escola onde ele se mostra mais avançado que as crianças da vila nos estudos. Ao saber do ocorrido, o pai o proíbe mais uma vez de ir às aulas junto com as outras crianças para evitar que a notícia sobre sua cegueira se espalhe. Como não consegue manter o garoto oculto, o pai resolve mandá-lo como aprendiz a um carpinteiro cego. Mesmo diante do choro do filho e da revolta da avó, leva a criança e a deixa como aprendiz.
A avó entra em uma tristeza profunda causada pela ausência do neto (Mohammad) e vem a falecer, a família da sua noiva diz que a morte é um mau presságio e rompe o noivado. Vendo o caos em que se transforma sua vida, o pai resolve buscar o garoto, mas no caminho para casa o menino se desequilibra e cai dentro de um rio de forte correnteza. Por um segundo Hashem pensa antes de salvá-lo, mas pula atrás dele, debatendo-se na água em vão, pois não alcança o garoto. Ambos vão dar em uma praia, e quando o pai em desespero pega a criança inerte no colo, o garoto começa a brilhar mexendo sua mão e mostrando que está vivo, acaba-se assim a ação do filme.
 O filme iraniano "A Cor do Paraíso" é mais uma belíssima obra de Majid Majidi.  Seguindo a tradição do cinema iraniano de abordar o universo infantil, Majidi traz na história de Mohammed, um menino cego, a busca do sentido da vida nas mínimas coisas, nos sons mais singelos da natureza e na sensibilidade do toque.  O menino utiliza os demais sentidos, como a audição e o tato, para se comunicar, como, por exemplo, quando ouve o som dos pássaros na praia e julga que pode se comunicar com as aves. Sua atenção auditiva auxilia-o a “enxergar” a natureza tornando-se íntimo dela. 

Apesar da trama aparentemente simples, "A Cor do Paraíso" possui quase todos os elementos de uma tragédia grega, um personagem com a falha trágica (o pai de Mohammed), a vontade dos deuses (neste caso de Alá) que rege todas as coisas e uma série de eventos relacionados que conduz à consequências tristes e determinantes.

Vale a pena ver e comentar!

Para ver o filme CLIQUE AQUI


0 comments:

Postar um comentário