Casais sem filhos...

Alguém me pediu falar sobre o tema dos casais que não podem ter filhos. Causas? Múltiplas. Infertilidade de alguns dos parceiros, problemas físicos ou emocionais, idade... Querer e não poder gera em alguns angústia e sofrimento.
O Antigo Testamento é fecundo nessas situações complexas, a começar de Abraão e Sara.
Os esposos a quem Deus não concedeu ter filhos podem, no entanto, ter uma vida conjugal cheia de sentido, humana e cristãmente. Seu Matrimônio pode irradiar uma fecundidade de caridade, acolhimento e sacrifício, diz o Catecismo da Igreja Católica.

Alguns, depois de certo tempo, buscam ajuda terapêutica. A mais recorrente é o acompanhamento psicológico, e o mais invasivo é inseminação artificial. Problema de este último? O descarte abortivo de óvulos fecundados...

Os filhos são um dom, e não uma obrigação da natureza. Ela é sábia para distribuir misteriosamente suas dádivas. Há pessoas que querem ter filhos e não podem e outras que não querem mesmo podendo.
A esterilidade não é um mal. O pior mal é chorar e se lamentar pelo que não se tem.
A adoção sempre é uma das possibilidades generosas. O menino Jesus não teve um pai natural, mas sim um grande pai adotivo chamado José...
A gravidez é uma graça, mas sua ausência não é um castigo. Com tudo, há realmente uma cobrança social e familiar que incomoda alguns.

A taxa de fecundidade no Brasil é baixa, de 1,72 filhos por mulher (em 2015). Hoje, provavelmente, é menor. O número de casais sem filhos, e o de pessoas que vivem sozinhas tem aumentado.

Oxalá o controle de natalidade seja o da natureza e não o do egoísmo dos esposos.

E você o que pensa sobre este assunto?


Um comentário:

  1. Meu Deus qdo vejo tantos dramas de casais sem filhos X crianças carentes de tudo, tenho tanta vontade de juntar uns com os outro! (C.T)

    ResponderExcluir