Dia 9/JUL: Santos Leão Inácio Mangin sj (1857-1900), Paulo Denn sj (1847-1900) e outros cristãos, mártires da China…



Leão, caçula de 11 irmãos, nasceu na França e estudou nos colégios dos jesuítas de Metz e Amiens; tinha também um tio jesuíta o P. Eugênio Brann (1822-1902). Leão Mangin entrou no Noviciado da Companhia de Jesus, aos 18 anos de idade e, aos 25 anos, foi destinado para a China, onde fez sua teologia.

Seu trabalho pastoral entre os chineses foi incansável.

Na Rebelião dos Boxers, movimento popular anti-ocidental e anti-cristão na China, milhares de cristãos chineses foram assassinados e massacrados. Os PP. Leao e Paulo, junto com mais de 1.000 cristãos se refugiaram na Igreja local. Lá, eles foram brutalmente fuzilados e queimados junto com a Igreja... 

Maria Zhao, cristã que se colocou na frente do padre Leão para poupá-lo dos tiros, foi covardemente atingida e martirizada. Também ela foi declarada santa e sua memória se celebra no mesmo dia. 

Outros chineses como Pedro Zhou, Maria Fu, Rosa Zhao e Xi Guizi foram decapitados por confessar sua fé católica. Também eles foram declarados mártires e santos. Mais de 100 anos já se passaram e nós guardamos ainda a memória deles!   

O sangue destes mártires foi semente de novos cristãos na China! 

Mártires da China velai pela fraternidade das pessoas e das culturas. 

O mártir Leão foi  beatificado pelo Papa Pio XII, em 1955 e canonizado por João Paulo II, no ano 2000, junto com outros 50 cristãos leigos chineses. 

Uma pergunta: Sua vida manifesta sua fé? 

Um comentário:

  1. Bom dia,Querido Pe.Ramon Cigõna,Sj.
    Obrigada por mais uma linda reflexão!
    Respondendo à pergunta:Sua vida manifesta sua fé?
    Sim!a Fé ,a Esperança e Caridade estão sempre!!!de mãos dadas.
    Cada dia tento ser e fazer um pouco mais pelo próximo,e assim...santificar-me nas mínimas coisas do cotidiano.

    ResponderExcluir