Dom Esmeraldo de Farias, bispo auxiliar de São Luís do Maranhão...

Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da lei, embora o não esteja, a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da lei. Para os que não têm lei, fiz-me como se eu não tivesse lei, ainda que eu não esteja isento da lei de Deus porquanto estou sob a lei de Cristo, a fim de ganhar os que não têm lei. Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos. E tudo isso faço por causa do Evangelho, para dele me fazer participante. (1 Cor 9, 20-23)

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, IP (* 1949) quarto bispo de Paulo Afonso, e oitavo de Santarém. Arcebispo de Porto Velho, Rondônia (2012 a 2015), mas renunciou por motivos de saúde. Atualmente é bispo auxiliar da Arquidiocese São Luís do Maranhão.
Foi ordenado sacerdote em 1977, na diocese de Amargosa. Em 2000, o Papa João Paulo II o nomeou bispo da diocese de Paulo Afonso, Bahia. Em 2007, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da diocese de Santarém.
Em 2011 foi escolhido como membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. E em novembro de 2011, foi nomeado arcebispo de Porto Velho.
Em 2015 o Papa Francisco o nomeia  Auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão...

Seu lema episcopal: Levanta-te e anda...

Um comentário: