Novo passo ecumênico sobre a Doutrina da Justificação...


Na quarta-feira (05/JUL), em Wittenberg, Alemanha, realiza-se a cerimônia da aprovação por parte da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação. Passo fundamental rumo à unidade dos cristãos.

Wittenberg é a cidade onde nasceu a Reforma, em 1517, quando Martinho Lutero apresentou suas 95 teses contra as indulgências.

A nota divulgada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos ressalta que “a Doutrina da Justificação, por graça através da fé, está no centro do Evangelho”.

Portanto, uma das questões cruciais que causaram o dissenso entre reformadores e autoridades da Igreja Católica no século XVI será desarmada e resolvida. Isso ajuda no progresso de uma maior comunhão espiritual e eclesial entre protestantes e católicos.
Durante uma liturgia ecumênica, os responsáveis pela Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas irão aderir oficialmente à Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação na presença de delegados das Igrejas luterana, metodista e católica.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos será representado pelo Secretário, Dom Brian Farrell, e pelo Pe. Avelino Gonzalez.

Esse evento será mais um passo para o caminho rumo à unidade visível dos cristãos: não ainda a meta, mas uma fase significativa da viagem comum”, ressalta o texto.

As Igrejas Reformadas sublinham a importância da relação entre Justificação e compromisso com a justiça no mundo. A graça requer e exige boas obras na construção do Reino de Deus, um reino de justiça, paz e reconciliação. A Justificação leva à solidariedade para com as vítimas da exclusão social e à oposição aos sistemas de injustiças social e econômica.

Segundo a nota, “ao entender de forma comum este imperativo cristão, católicos, luteranos, metodistas e reformados podem encontrar modalidades mais amplas e intensas de colaboração a serviço da humanidade sofredora”.

Nesse sentido, os progressos ecumênicos no diálogo não são meramente um esforço acadêmico de especialistas, mas têm um impacto positivo e concreto na maneira em que os cristãos de diferentes confissões vivem e trabalham juntos de maneira solidária e oferecem um testemunho comum do Evangelho na sociedade de hoje.

É só sair o Cardeal Gerhard L. Müller (*1947) da Congregação para a Doutrina da Fé (1/JUL) que as coisas parecem caminhar. 

Deus seja louvado!

Um comentário:

  1. Alegro-me com o avanço. as fiquei em dúvida quanto à colocação imediatamente anterior a "Deus seja louvado!"

    ResponderExcluir