17/SET: São Roberto Belarmino SJ (1542-1621), Doutor da Igreja...

Eu apenas escrevo o rumor das palavras...

Roberto Belarmino nasceu na Itália, 1542, de pais humildes e católicos. Tinha onze irmãos, dos quais seis abraçaram a vida religiosa.

Roberto demonstrou sempre uma inteligência surpreendente. Ingressou na Companhia de Jesus, aos 18 anos de idade; de temperamento alegre, sempre se destacou pela sua fé inquebrantável e caridade solidária para com os pobres e aflitos. Ordenado padre, foi professor, reitor, Provincial, Arcebispo de Cápua e Cardeal. Orador notável, Roberto Belarmino participou dos maiores debates religiosos da época, revelando uma cultura extraordinária. Foi um dos grandes defensores da Reforma Católica que se seguiu ao Concílio de Trento (1545-1563).

Roberto Belarmino morreu aos setenta e nove anos de idade, com fama de santo. Nele, fé e sabedoria fizeram uma síntese perfeita. Beatificado em 1923, foi canonizado por Pio IX, em 1930. No ano seguinte, recebeu o título de doutor da Igreja.

Dizem que no Conclave de 1621, que escolheu Gregório XV (cardeal Alessandro Ludovisi), Roberto rejeitou sua eleição como papa.

São Roberto Belarmino rogai a Deus pela Igreja e pelo Santo Padre Francisco.

0 comments:

Postar um comentário